Dakar: Klever é 18º e sobe na classificação

Na luta para melhorar sua classificação durante as difíceis etapas africanas do Dakar, o piloto Klever Kolberg fez o 18º tempo na etapa de hoje, entre as cidades de Zouerat e Atar, na Mauritânia. Junto com o navegador Eduardo Bampi, o Mitsubishi Pajero da dupla percorreu os 499 km da especial em 8h41min06s. Caso o resultado se confirme, o carro da equipe brasileira ganha sete posições e pula da 21ª para a 14ª colocação na geral. Esse resultado, porém, pode ser modificado, pois muitos dos veículos que estavam à frente de Kolberg e Bampi na classificação ainda não completaram o percurso e portanto não tiveram seus tempos de hoje registrados pela organização.

A sétima etapa do Dakar 2006 pode ser considerada até agora a mais difícil de todas. Nâo bastasse ser a mais longa em quilometragem, ela ainda ofereceu um terreno perigoso e traiçoeiro, em que as dunas e a areia fofa rapidamente davam lugar aos trechos de pedra cobertos pela chamada erva de camelo – na verdade, um tipo de arbusto tão duro e perigoso quanto as próprias pedras.

Até as 19h00 do horário local (o fuso é de 2 horas a mais em relação a Brasília), pouco mais que 20 carros haviam terminado a etapa, sendo que o vencedor da etapa fechou o trecho especial às 15h24. Isso mostra que, além da diferença no desempenho de cada um, boa parte dos 191 carros que largaram hoje tiveram sérios problemas durante o percurso.

Na briga pelo topo da classificação, o exército vermelho da Mistubishi finalmente exibiu sua força total. Com o francês Stephan Peterhansel em primeiro e seu compatriota Luc Alphand em segundo, os bólidos japoneses deixaram para trás os Volkwagen que até então lideravam a competição. Enquanto muitos pilotos e nagevadores se perderam no deserto ou simplesmente atolaram seus carros na areia fofa, o bicampeão Peterhansel conduziu com maestria seu bólido. É a primeira etapa que Peterhansel vence no Dakar 2006.

A classificação geral agora mostra dois Mitsubishi na ponta, com Alphand em 1º e Peterhansel em 2º, à frente de dois Volkswagem: a alemã Jutta Kleinschmidt em 3º e o sul-africano Ginnel de Villers na 4ª colocação. Após vencer três das primeiras etapas do Dakar 2006, o espanhol Carlos Sainz ficou atolado na areia e perdeu um bom tempo, chegando em 6º lugar. Ele agora ocupa a quinta colocação na geral.