Dakar: Jean é 10º e ganha seis posições

O piloto de moto Jean Azevedo continua subindo na classificação do Dakar. Mesmo sob um frio próximo do zero grau, o brasileiro andou entre os mais rápidos do mundo e completou o trajeto especial (cronometrado) da quarta etapa da prova na 10ª colocação. Jean percorreu os 386 km da especial entre Er-Rachidia e Ourzazate, no Marrocos, em 4h37min25s. “Pra mim, a prova começou agora”, disse Jean ao chegar ao acampamento montado ao lado do aeroporto da cidade marroquina.

Com o resultado, Jean Azevedo ganha nada menos que seis posições na soma total, pulando de 22º para 16º colocado. O brasileiro repete a trajetória da edição passada do Dakar, quando aliviou o acelerador nas etapas européias para conhecer melhor a moto KTM. Em 2005, ao chegar à África, ocupava a 28ª colocação, mas chegou ao final em 7º lugar, com direito à vitória em uma etapa especial.

A expectativa de Jean é se firmar entre os dez daqui pra frente. “Só agora estou entrando no ritmo do deserto”, disse o piloto. “Os europeus participam das etapas do Mundial e já chegam no Dakar afiados”, comparou.

O vencedor do dia foi o espanhol Isidre Esteve, com a marca de 4h13min01s. Somando-se os resultados das quatro etapas já disputadas, Esteve alcança a vice-liderança da categoria Motos no Dakar. Na ponta da classificação geral, surge um novo líder, também espanhol: Marc Coma, cujo 2º lugar na etapa de hoje o faz acumular no total 4min51s de vantagem para Esteve. O francês Cyril Despres, atual campeão e líder da classficação até ontem, caiu de sua moto nos trechos de dunas, chegou em 4º lugar e caiu para a terceira posição na geral.