Começou com um boato, mas minutos depois veio a confirmação: os caminhões da equipe Daf estão fora do Dakar 2006. Os veículos do time holandês, principal concorrente de André Azevedo e favoritos à conquista do título, foram barrados na verificação técnica realizada na tarde de hoje em Lisboa. Sem entrar em detalhes, o presidente do júri da categoria declarou em entrevista coletiva que os cinco caminhões da equipe tinham “uma série de problemas na homologação junto à FIA”, a Federação Internacional de Automobilismo.
Entre os eliminados estão Hans Bekx (caminhão 502), Gerard de Rooy (504) e Jan de Rooy (506), todos fortes candidatos ao título. Eles teriam até as 17h (horário de Lisboa) para solucionar os problemas. Como tratam-se de questões de construção do caminhão, a desclassificação era dada como certa.
Para André Azevedo, a desclassificação pode ser boa quando se fala em resultado, mas o piloto brasileiro não se mostrou feliz com a notícia. “É sempre bom vencer os concorrentes durante a prova”, disse André. O caminhão do brasileiro também enfrentou dificuldades durante as verificações. Além de problemas na fiação do localizador via satélite, um dos três cintos de segurança e o macacão do mecânico Mira Martinec, da República Tcheca, estavam prestes a ter a data de validade expirada. Tudo se resolveu. E André está pronto para a largada de amanhã.