A principal prova off-road do automobilismo mundial terá seu início neste sábado (31/12), em Lisboa, Portugal. Ao todo, os 725 veículos divididos em carros motos e caminhões irão percorrer 9.043km até Dakar, no Senegal. Para o Brasil, a edição 2006 da disputa traz uma novidade, a estréia da dupla Paulo Nobre/Dico Teixeira, que participará da categoria Carros com um Nissan Patrol.
Campeão do Mitsubishi Cup em 2003, vice-campeão Brasileiro de Rali de Velocidade em 2004 e campeão sul-americano de Rali de Velocidade em 2005, Nobre partiu para sua primeira prova fora do continente sul-americano pronto para relaizar um sonho. “Fiz a minha estréia nas competições no Rali dos Sertões de 2001, ao lado do Dico, e ali surgiu o sonho de um dia disputarmos a maior de todas as provas off-road, o Dakar. Estamos realizando o nosso sonho nessa edição que terá largada em Lisboa, e por isso não traçamos nenhum grande objetivo até pela nossa falta de experiência. Chegar a Dakar será a nossa vitória”, disse Nobre, conhecido também como Palmeirinha, devido a sua paixão a Sociedade Esportiva Palmeiras.
Mas apesar de ser a primeira participação da dupla na prova, Nobre/Teixeira já comemoram alguma das decisões que entrarão em vigor na edição 2006, entre elas a restrição do uso do GPS e pouco número de especiais disputadas no deserto. “Com certeza algumas características irão nos beneficiar. A restrição do uso do GPS fará que ele funcione, em grande parte, apenas como bússola. Para nós, isso será uma vantagem pois sou velejador e estou acostumado a navegar por bússola. Essa medida também fará com que usemos mais a planilha fornecida pela organização, e navegar por planilha é algo que os brasileiros estão mais acostumados do que os europeus, habituados a facilidade do GPS.”, disse o navegador Dico Teixeira.
Para Palmeirinha, a escolha das especiais também pode favorecer a dupla em seu ano de estréia. “Conversando com outros participantes deu para sentir que houve uma diminuição de trechos no deserto em relação aos anos anteriores e que a maior parte do terreno que enfrentaremos é muito parecido com o que vimos em outras provas. Ou seja, será um Dakar com várias especias de Rali dos Sertões”, brincou o piloto.
Confira como será o primeiro dia do Rally Lisboa-Dakar 2006
1ª etapa – 31/12
Lisboa – Portimão
Deslocamento inicial: 186 km
Especial: 83 km
Deslocamento final: 101km
Total do dia 370 km