A Equipe Petrobras Lubrax está pronta para as rigorosas verificações técnicas do Dakar 2006. Com todos os integrantes já em Lisboa e com os veículos já revisados, resta apenas o crivo da organização da prova para autorizar a largada da prova. Tanto a KTM de Jean Azevedo como o Mitsubishi Pajero da dupla Klever Kolberg/Eduardo Bampi e o caminhão Tatra do trio André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec devem passar pelas verificações por volta das 8h30 da manhã desta sexta. O outro caminhão da equipe, usado como apoio, também passará pelos olhos dos fiscais.
A documentação, os equipamentos de segurança e uma série de normas são averiguados. Ano passado, dois pilotos tiveram que desistir do sonho de largar porque seus veículos não estavam em conformidade com o regulamento. Um deles tinha a espessura dos canos da gaiola menor do que o limite. “Nossa experiência e todo o cuidado na preparação do veículo sempre contam a favor durante as verificações”, disse André Azevedo, piloto do caminhão que participa da prova pela 19a vez, trazendo no currículo o vice-campeonato da categoria no Dakar em 2003.
Na tarde desta quinta-feira, os pilotos percorreram pequenas distâncias com os veículos para acertar os últimos detalhes. Por volta das 14h, todos pararam em frente ao Padrão dos Descobrimentos, monumento erguido em homenagem aos navegadores portugueses na beira do rio Tejo. A equipe chamou a atenção de brasileiros, portugueses e até turistas de outras partes do mundo, que fizeram questão de fotografar os veículos e os competidores. Depois da sessão de poses e autógrafos, os competidores brasileiros seguiram para uma confraternização em um restaurante português especializado em um típico prato local: o bacalhau.