Dakar: Jean conhece sua nova máquina

No final da tarde dessa terça-feira (27), o piloto brasileiro Jean Azevedo travou seu primeiro contato com a moto KTM 700 em cima da qual percorrerá os 9.043 km entre Lisboa e Dakar. O mecânico Geraldo Lima encarregou-se de dar as primeiras aceleradas na máquina quando teve de trazê-la para o hotel onde o piloto e o restante da equipe Petrobras Lubrax estão instalados na capital portuguesa.

Devido ao novo regulamento, que limitou a velocidade máxima das motos em 150 km/h e reduziu o tamanho do tanque de combustível para diminuir a autonomia e aumentar o número de paradas de reabastecimento, a KTM produziu 13 novas unidades com tamanho menor e chassi mais curto. Uma delas foi reservada para Jean, que foi incluído entre os oito favoritos ao título em um boletim divulgado no começo do mês pela própria organização do Dakar.

Pela manhã, ele havia percorrido os arredores de Lisboa junto com um português especialista em off-road, procurando encontrar um local de treinamento adequado. Amanhã (quarta-feira 28) o piloto pretende dar uma leve acelerada de 100 km para se habituar com o novo modelo da KTM, cerca de 25 quilos mais leve que a moto utilizada no ano passado – quando Jean venceu uma etapa e terminou o Dakar na 7ª posição. “As diferenças entre a moto de 2005 e a 2006 são apenas para melhor, mas é importante conhecê-la um pouco mais e evitar surpresas antes da largada”, disse o brasileiro.

Mesmo gripado, o piloto de moto vem fazendo exercícios físicos diariamente na academia de ginástica do hotel Vila Galé, à beira do rio Tejo. “Ainda faltam 5 dias para a largada. Não posso perder o ritmo do preparo que adquiri durante um ano de treinamento no Brasil”, explicou Jean.