Amigos: Guiga é tricampeão brasileiro

A sétima e última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e da Taça Brasil de Rally de Regularidade, o Rally dos Amigos, disputado neste final de semana em Itatinga, interior de São Paulo, surpreendeu. Na categoria motos, com um total de 144 inscritos, o piloto Roosevelt Assunção, que corre no Brasileiro de motocross, venceu a prova. Foi a primeira participação dele em uma competição do gênero, muito diferente do que ele está acostumado.

Roosevelt não só venceu como terminou os 153 quilômetros cronometrados em estradas de areia em uma fazenda com quase cinco minutos de vantagem para o segundo colocado, Juca Bala, que já conquistou o Rally dos Sertões e correu o Paris-Dakar. Outro piloto de motocross que surpreendeu foi Lucas Moraes, que nas parciais da corrida aparecia em segundo e depois em terceiro colocado na geral. Mas a falta de combustível a poucos quilômetros da chegada tirou o pódio do estreante no rali. O Rally dos Amigos é a prova com maior grid no país, mais até que o próprio Rally dos Sertões – foram 240 veículos entre carros, motos, caminhões, quadriciclos e regularidade no interior paulista.

“Foi bem interessante correr numa prova de rali. Gostei e no ano que vem pretendo fazê-la novamente. Mas só depois de terminar a temporada 2006 do Brasileiro de Motocross”, afirmou o vice-campeão brasileiro na categoria MX1, a principal da modalidade. Quando questionado sobre o tempo em relação ao segundo colocado, Roosevelt não sabia bem qual comentário fazer. “Isso é muito? Não tenho noção. No motocross é diferente”, contou o estreante, acostumado a correr em pistas fechadas em disputas de 30 minutos de duração mais duas voltas em circuitos que podem ter 2.400 metros, em média. Jean Azevedo, que já havia conquistado o título da temporada por antecipação, não terminou a prova com problemas mecânicos na moto. Ele embarca para o Paris-Dakar dia 25 de dezembro.

Quatro rodas

Nos carros, Guilherme Spinelli e o navegador Marcelo Vívolo terminaram em quinto na classificação geral e garantiram o tricampeonato do Brasileiro de Rally Cross Country com uma Mitsubishi L200 Evolution. “Esse ano foi de altos e baixos, diferente dos anteriores. Em 2003 e 2004 eu venci o Rally dos Sertões e cheguei na última etapa em situações mais confortáveis. Esse ano foi diferente, quando fui bem nas duas últimas etapas deste ano – o Amigos e o Baja Café”, contou Spinelli.

Nos quadriciclos, Robert Naji Najas faturou mais uma corrida e fechou o ano com chave de ouro. Ele venceu o Rally dos Sertões, a maior prova off road das Américas e terceira maior do mundo em número de participantes, e também já havia garantido o título brasileiro por antecipação. “2005 não foi um ano nota dez, mas sim um milhão”, brincou o piloto no pódio quando recebia a premiação.

Nos caminhões, André Azevedo e Maykel Justo ganharam a prova. A dupla se prepara para o Rally Paris-Dakar, a partir do dia 1 de janeiro, com largada em Lisboa e final na capital do Senegal. Serão 9043 quilômetros por vários países da Europa e do deserto africano.

Regularidade

Na categoria que não pára de crescer no país, a Regularidade, Rafael dal Bello e Enedir Silva ganharam na Graduados com 148 pontos perdidos. Na Turismo deu a dupla Publio Rodrigues e Silvia Botacini (879 pontos perdidos). Na Taça Brasil de Regularidade, competição que englobou cinco grandes provas – Sertões, Amigos, Rota Sul, Rally Mercosul e Rally do Agreste -, os campeões foram Luiz Ortega e Luiz Durval Paiva (piloto e navegador na Graduados, respectivamente) e Érico Lemos e Cláudio Samel, piloto e navegador na Turismo.

Inovação

Depois de criar a Categoria Imprensa no Sertões e distribuir press kit de patrocinadores em pen drives para os jornalistas, a Dunas Race, empresa organizadora do Amigos, inovou mais uma vez. Em parceria com a dinamarquesa Respons Fabrikken, Stream Works e VIPCOMM, o Rally dos Amigos teve notícias divulgadas através do celular, mídia que não pára de crescer no mundo.

Informações foram divulgadas para pilotos, patrocinadores, jornalistas e pessoas cadastradas no banco de dados da Dunas Race, num total de 1.000 números de telefones celulares. O efeito foi imediato e o índice de resposta impressionante, já que as pessoas acessam as informações no exato momento em que elas chegam aos aparelhos – o que não acontece quando se envia um e-mail. Também foi produzido um site wap onde o usuário de celular podia acessar fotos, vídeos, informações sobre o Rally dos Amigos e até o mapa de como chegar ao local da prova. A mesma tecnologia será aperfeiçoada e usada durante o Sertões 2006.

O Rally dos Amigos é organizado em promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Goodyear e apoio da Yamaha e Nova Schin.