A forte chuva deu um toque a mais na prova mais difícil do calendário do Jeep Clube do Brasil, realizada no último fim de semana, em Cabreúva (São Paulo). A 19.ª edição do Raid da Meia-Noite literalmente fechou com chave de ouro a programação de 2005 do clube e foi muito elogiada pelos participantes dos 60 carros 4×4 que cumpriram uma árdua tarefa de tentar conquistar o primeiro lugar da competição.
A equipe de Campinas formada pelos médicos cirurgiões José Alfredo dos Reis (piloto) e Joaquim Simões Neto (navegador) e o advogado Vicente Arasanz Barbosa (Zequinha) foi a grande vencedora do Raid com apenas 753 pontos perdidos no percurso de 11 horas em 90 quilômetros pelas trilhas da Serra do Japi.
“Já temos uma parceria de seis anos e essa é a segunda vez que participamos do Raid da Meia-Noite. A outra foi na edição de 2003. Mas, sem dívida a de hoje foi bem melhor. Todos os carros estavam no mesmo nível. Foi bem equilibrado. Era difícil abrir alguma vantagem. Por isso, ficamos surpresos com o resultado”, esclarece o navegador Joaquim Simões.
O piloto José Alfredo explica que foram surpreendidos várias vezes pelo caminho. “Como ficamos muito tempo nas trilhas, às vezes, nem conseguimos nos concentrar. Sempre tinha um obstáculo que nos surpreendia. Tivemos apenas uma parada, mas foi o suficiente para recarregar as baterias.”
Exatamente as 22h01, os veículos saíram da Praça Matriz da cidade rumo as trilhas enlameadas da Serra do Japi. Pela frente, a missão de enfrentar o mau tempo e os obstáculos com o mais alto nível de dificuldade.
Com o aguaceiro que caiu durante toda à noite, os caminhos no meio da mata estavam mais molhados que o esperado. Por este motivo, em estratégia pioneira, a equipe-técnica do Jeep Clube, dividiu os carros em duas categorias A e B. Ambas fizeram a mesma prova, mas com alguns pontos diferentes. Na primeira, ficaram os jipes mais preparados. Na segunda, os veículos que tinham apenas a aparelhagem básica.
Segundo um dos diretores de prova, Bruno Panhoca, algumas medidas de segurança tiveram de ser tomadas. “Ficamos 100% atentos para conseguir manter o fluxo normal dos jipes. Cada empecilho foi resolvido sem maiores problemas, o que ajudou bastante. Com o temporal, fomos obrigados a diminuir a velocidade e cancelar dois pontos no trajeto.”
A prova exigiu atenção redobrada. Os pilotos foram testados ao máximo em todos os tipos de terreno areia, pedras, alagados, rio, asfalto, terra batida e até pastos. Já os navegadores tiveram de usar muito a experiência e sorte para conseguir decifrar as indicações da planilha que não tinham nenhuma referência física do local. Mas, a maior dificuldade, com certeza, foi enxergar alguma coisa dentro do jipe, que foi muito prejudicada pela falta de visibilidade.
“Os navegadores que faziam corretamente os ajustes na quilometragem e no hodômetro, certamente levaram vantagem. Quem percebeu isso, conseguiu chegar entre os primeiros”, ressalta Panhoca.
A chegada foi às 9 horas, no Camping Village Cabreúva. Até o fim da tarde, os participantes puderam descansar e desfrutar das atrações aquáticas do parque com toda a família. Um almoço de confraternização foi servido pouco antes da premiação.
Presença ilustre
Bicampeão mundial de clubes pelo São Paulo (1992-1993) e campeão da Copa do Mundo pela seleção brasileira em 1994, o ex-goleiro e atual técnico de futebol Zetti (Armelino Donizette Quagliatto) foi uma das presenças ilustres do Raid da Meia-Noite. Com um jipe Willys branco 94, o tetracampeão mundial fez uma boa estréia no esporte off-road. Com o navegador Ronaldo Dominicalli, a dupla conseguiu passar por todos os obstáculos e ainda chegar em quarto lugar com apenas 4.421 pontos perdidos.
Zetti iniciou no esporte há três anos por influência de amigos jipeiros. Levou tão a sério a ‘brincadeira’ que se tornou sócio do Jeep Clube de Jundiaí. A partir de então, apenas passeava em trilhas com os companheiros, mas nunca participou de uma competição off-road.
“Foi a minha primeira prova e um grande desafio. Queria muito fazer este raid pela fama que tem. Tive apenas um grande problema no hodômetro, mas conseguimos consertar em tempo. Faço uma avaliação muito boa, nem precisei usar o meu guincho. Agora peguei gosto e não vou mais parar”, afirma o ex-jogador.
O 19º Raid da Meia-Noite teve patrocínio de Bardahl e Goodyear. A organização foi do Jeep Clube do Brasil, em parceria com a Mesa 4 Comércio e Comunicações.
Resultado do 19º Raid da Meia-Noite
1.° José Alfredo dos Reis, Joaquim Simões e Vicente Barbosa
2.° Marcelo Incentive Ideia e Jorge Delmanto
3.° Lufe Schubert e Flávia Rascassi