São Paulo receberá penúltima etapa do Brasileiro de Velocidade

Neste sábado (08/10), os paulistas terão a oportunidade de acompanhar a sétima e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, que será disputada em Indaiatuba, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros da capital. Além de brigar pelo título da competição, pilotos e navegadores também podem ser indicados para o II Prêmio Goodyear Off Road, que após o término da temporada premiará os melhores do ano. A largada do primeiro carro será às 9 horas.

Na categoria A6, a dupla catarinense Luís Tedesco/Kz Morales garantiu o título antecipado já na sexta etapa e, também, a vaga para concorrer ao prêmio que homenageará os participantes dos campeonatos brasileiros de Rally de Velocidade, Rally Cross Country, Rally de Regularidade, de 4×4 e de Velocidade na Terra.

Em Indaiatuba, as duplas percorrerão cerca de 103 quilômetros de trechos cronometrados, em três especiais (11,5 km; 9,5 km e 13,5 km) repetidas três vezes cada uma. A dupla Reinaldo Varella/Ivan Bertagna tem a chance de sair da etapa paulista com o título brasileiro na categoria N2. Varella é o competidor que acumula mais pontos no campeonato, tem 87, contra 64 de Eduardo Cunha, segundo colocado entre os pilotos da N2, e precisa de apenas um quarto lugar em Indaiatuba para garantir o título.

Já na categoria N4, a disputa continua acirrada. Os irmãos Juliano e Rafael Sartori, com duas vitórias consecutivas (Itajaí/SC e Ouro Branco/MG), alcançaram Ulysses Bertholdo e Rafael Capoani, que tiveram problemas com o carro e não completaram a etapa mineira. Além dos dois primeiros colocados, as duplas Cláudio Rossi/Alexandre Saft e Jaime Rossler/Aury Klein continuam na briga pelo título. Oswaldo Scheer e Rafael Furtado, que ocupam o quinto lugar, com 17 pontos, mesmo que vençam as duas últimas etapas, não têm mais chances de ultrapassar o primeiro colocado.

Os competidores começam a fazer o reconhecimento das trilhas nesta quinta-feira (06/10), das 9 às 17 horas, sendo que cada carro tem direito a apenas três voltas no circuito. Os participantes da Copa Peugeot terão um briefing às 18 horas. Na sexta, às 8 horas terá início mais um reconhecimento das trilhas e a vistoria técnica dos carros. O shakedown, treino para verificação das condições dos carros, terá início às 15 horas, e serão três voltas por dupla. O briefing, com presença obrigatória de todos os competidores será às 18h30, no Anfiteatro da Prefeitura Municipal (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800). Uma coletiva de imprensa está marcada para às 19 horas, com concorrentes convidados pela organização. O último compromisso da sexta será a largada promocional no Parque do Lago, às 20h30.

No sábado, o primeiro carro largará às 9 horas e todos darão a primeira volta no circuito (3 especiais). Haverá dois intervalos para apoio mecânico, um logo após a primeira volta e outra depois da segunda, com 30 minutos cada um. A largada para a quarta especial será às 11h52 e para a sétima, às 14h15. Enquanto aguardam o resultado, todos os competidores participarão do Super Prime, em circuito fechado, que terá início às 16h30. A premiação está prevista para as 18 horas.

A última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade será em Cascavel (PR), nos dias 10 e 11 de dezembro. No final da temporada, os cinco mais bem colocados em todas as categorias das modalidades válidas pelo II Prêmio Goodyear Off Road serão indicados para o júri formado por 25 jornalistas especializados, que escolherão os melhores do ano. Além destes prêmios, outros dois especiais foram criados, um para homenagear os brasileiros que competem no exterior, Destaque Internacional, e outro para os que deixaram seu nome na história do fora de estrada, Homenagens Históricas.