Brasileiro de Velocidade começa a definir campeões

A sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, realizada neste fim de semana (17 e 18) em Ouro Branco (MG) e válida pelo II Prêmio Goodyear Off Road, já definiu uma dupla campeã. Luís Tedesco e Kz Morales, mesmo com o segundo lugar na etapa, já conquistaram o campeonato por antecipação na categoria A6 (carros 1.6, com preparação livre), faltando ainda duas provas para o fim da temporada. Os vencedores da rodada foram os irmãos Juliano e Rafael Sartori pela N4; Bernardo Koller/Rafael Baggio pela A6 e Reinaldo Varella/Ivan Bertagna pela N2.

A etapa de Ouro Branco teve um excelente público e foi das mais competitivas, em que os participantes enfrentaram diferentes tipos de piso, como terra batida, trechos com pedras, piso seco, com lama, chuva e neblina, e uma especial em asfalto que já está se tornando tradicional. Dos 36 carros que largaram, 25 completaram os 124,3 quilômetros de especiais, cinco no sábado e duas no domingo. No total foram 219,4 quilômetros de prova, sendo 95,1 de deslocamentos.

Luís Tedesco e Kz Morales, apesar de não terem vencido a etapa de Ouro Branco, se consagraram campeões da categoria A6 com quatro vitórias (Bento Gonçalves, Curitiba, Pomerode e Itajaí) e o segundo lugar desta sexta etapa. A dupla somou 72 pontos, contra os 46 de Sady Bordin e Gilson Rocha, que estão em segundo no acumulado e terminaram em quinto na etapa mineira. Rafael Túlio e Clécio Maestrelli são os terceiros, tanto na etapa quanto na classificação. Os vencedores da categoria em Ouro Branco, Bernardo Koller e Rafael Baggio, aparecem em quarto no campeonato. Entre os pilotos, o quinto lugar é de Leandro Brustollin, que não participou da prova; e entre os navegadores é de Delso da Luz, que ficou em sétimo lugar em Minas Gerais.

Com problemas na bomba injetora de combustível de seu Mitsubishi, Ulysses Bertholdo e Rafael Capoani abandonaram a prova no primeiro dia de disputas, deixando o caminho livre para os irmãos Sartori, que venceram a etapa e assumiram o primeiro lugar na classificação geral da categoria N4. Juliano está empatado com Bertholdo, com 54 pontos, mas pelo critério de desempate (melhor resultado na última prova realizada), Juliano é o primeiro. Entre os navegadores, Rafael Sartori é o primeiro com 54 pontos, seguido por Capoani, que tem 39. Em terceiro está a dupla Cláudio Rossi/Alexandre Saft, que também não completou a prova, com problemas na suspensão traseira do carro. Jayme Rossler e Aury Klein seguem em quarto e com o segundo lugar em Minas Gerais, Oswaldo Scheer/Raphael Furtado agora aparecem em quinto lugar na classificação do campeonato.

Reinaldo Varella continua a ser o competidor que acumula mais pontos no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Com mais uma vitória pela categoria N2, o piloto paulista agora tem 87 pontos e seu navegador Ivan Bertagna, 72. Eduardo Cunha/Sidnei Broering foi a segunda dupla da categoria no fim de semana e Cunha segue em segundo na classificação, com 64 pontos. O terceiro lugar da prova ficou com os mineiros Haroldo e Cid Soares, seguidos por Jean Azevedo e Jorley Júnior, terceiro e segundo lugares no campeonato, respectivamente. Carlos Gentile e Ricardo Gaspar terminaram em quinto, o que deu o terceiro lugar na classificação para Gaspar entre os navegadores, enquanto Gentile segue em quarto entre os pilotos. Com a desclassificação de Paulo Nobre e Patrícia Romanatti, por excederem o tempo de deslocamento, Helena Deyama e Andréa Portas, única dupla feminina no campeonato, assumiram a quinta colocação no acumulado, com 23 pontos e o sexto lugar na etapa. Entre os navegadores, o quarto lugar é de outra mulher, Manon Garcia, que tem 32 pontos.

No final da temporada, os cinco pilotos e navegadores mais bem colocados nas três categorias serão indicados para o júri formado por 25 jornalistas especializados, que escolherão os melhores do ano. O II Prêmio Goodyear Off Road homenageará os participantes dos campeonatos brasileiros de rali de Velocidade, Cross Country, Regularidade, Velocidade na Terra e 4×4, além de duas outras categorias especiais, o Prêmio Destaque Internacional, para os competidores que participam de provas no exterior; e o Prêmio Homenagens Históricas, para aqueles que marcaram seu nome na história do esporte.

Resultado da sexta etapa – Rally de Ouro Branco

Categoria N4 (carros 2.0, 4×4)

1- Juliano Sartoti/Rafael Sartori

2- Oswaldo Scheer/Raphael Furtado

Categoria A6 (carros 1.6, com preparação livre)

1- Bernardo Koller/Rafael Baggio

2- Luis Tedesco/Kz Morales

3- Rafael Túlio/Clécio Maestreli

4- Gustavo Mendes/Ana Ribeiro

5- Sady Bordin/Gilson Rocha

Categoria N2 (carros 1.6, com preparação limitada)

1- Reinaldo Varela/Ivan Bertagna

2- Eduardo Cunha/Sidinei Broering

3- Haroldo Soares/Cid Soares

4- Jean Azevedo/Jorley Jr.

5- Carlos Gentile/Ricardo Gaspar

6- Helena Deyama/Andrea Portas