Rally dos Sertões: Expedition na Chapada dos Veadeiros

Depois de sete dias conhecendo um pouco do interior do Brasil, a categoria Expedition do Rally Internacional dos Sertões 2005 chega à Chapada dos Veadeiros. Situada 230 quilômetros ao norte de Brasília, a chapada abrange os municípios goianos, de São João da Aliança, Alto Paraíso, Teresina de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul.

Para hoje, os organizadores armaram uma pegadinha com os 40 participantes. Todos saíram de Natividade (TO), esperando participar de uma das etapas da categoria Regularidade. No entanto o diretor de prova, Luiz Anchieta, preparou um dia repleto de paisagens e pontos turísticos, visitando os locais onde vivem os Kalungas. Trata-se de uma comunidade com aproximadamente 5 mil negros descendentes de escravos que moram em casas afastadas dos centros urbanos. Ainda hoje eles preservam as culturas e tradições de seus ancestrais, que moraram na região no século 19.

Outro destaque do passeio dos integrantes da Expedition foi a visita a algumas das cerca de 2 mil cachoeiras da região, além de canyons, rios e piscinas de rara beleza, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. “Contratamos uma equipe de guias locais para nos mostrar trilhas e rios do parque. Dentro do nosso roteiro existem algumas cachoeiras que pouco nativos conhecem”, conta Luiz Anchieta.

Entre os participantes, está o advogado carioca Roger Siqueira Gugana, que ganhou da promoção dos postos Ipiranga um Ford Ecosport para participar do Rally dos Sertões de 2005. “Mesmo tendo ganhado um Ecosport, a Ipiranga me emprestou uma picape 4×4 para não danificar o meu carro novo. Estou feliz. Só lamento não ter minha mulher ao meu lado porque ela está grávida e achamos melhor poupá-la, embora a competição seja bastante segura”, disse.

Já o consultor Rodrigo Mendes Duarte diz: “Aos poucos, fui percebendo como é bom estar aqui, participando das trilhas, se perdendo, tendo um respaldo dos organizadores, além de apoio médico e de mecânicos”.

Até agora, a turma da Expedition já percorreu 2.200 quilômetros, passando por inúmeros pontos turísticos, como a Serra da Canastra (MG), o Memorial do Cerrado, em Goiânia, a casa da poetisa Cora Coralina e o Museu de Arte Sacra, em Goiás Velho (GO), a região do Jalapão, acampamento às margens do rio Araguaia e o passeio de barco pelo rio Tocantins.

Amanhã, aventureiros sairão da Chapada dos Veadeiros com destino a Formosa cidade do famoso Salto de Itiquira, uma cachoeira com 172 metros de queda d’água. Depois ainda restam Pirenópolis e Goiânia, destino final desta Rally dos Sertões.

O Sertões 2005 é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga, Goodyear e Siemens em parceria com a Brasil Telecom. O co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, TAM Viagens e apoio da Mitsubishi, Governo de Goiás e Governo do Tocantins. Supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.