Rally dos Sertões: “Sobreviventes” chegam ao Pará

A quarta etapa do Rally Internacional dos Sertões 2005, realizada nesta quarta-feira entre São Felix do Araguaia (MT) e Santana do Araguaia (PA), foi marcada pelas conseqüências do fato de ontem ter sido dia de etapa maratona, na qual os pilotos não podem receber apoio mecânico. Isso derrubou alguns favoritos, que tiveram problemas nos veículos e não puderam fazer a manutenção, o que comprometeu o trecho de hoje.

Em carros, por exemplo, a Mitsubishi L200 dos bicampeões Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo teve o diferencial traseiro quebrado na etapa de ontem. E, como eles não podiam receber ajuda mecânica, largaram apenas com tração dianteira e ainda, para piorar, na reduzida. Já o piloto cearense Rimburgo Ximenes largou para a etapa de hoje com um problema na junta do coletor do motor, que estava com vazamento. Quem se deu bem o vencedor dos carros ontem, Klever Kolberg. Ele soube poupar o equipamento e hoje foi o primeiro a largar, aparentemente com o equipamento perfeito.

Nos caminhões, o atual campeão André Azevedo e Maykel Vilarta, também tiveram o caminhão danificado e não completaram especial. Eles voltaram e por isso tomaram 2h de penalidade, o que o fez despencar para a penúltima posição. Ele conseguiu consertar o caminhão e hoje largou, mas não se sabem em que condições.

Nos motos, os estragos foram menores. Nenhum dos favoritos teve problemas com o equipamento. Ontem, Jean Azevedo levou a melhor e venceu, seguido de Tiago Fantozzi e do espanhol Marc Coma. Hoje, no entanto, Jean usou seu privilégio de poder escolher o lugar em que queria largar e foi o quinto a sair. A quarta etapa não foi boa para Maurício Fernandes, piloto da equipe oficial BMW, que estréia nos Sertões. Maurício parou poucos quilômetros após a largada e acionou ajuda médica da organização. Ele sofreu uma torção no joelho depois de apoiar o pé no chão durante a especial e não conseguia ficar em pé na moto.

GPS

A etapa de hoje também foi caracterizada pelos pilotos terem sido obrigados a navegar por 20 km usando somente GPS por pastagens e lugares em que não se via quase nada. Foi uma especial com muita areia. O trecho cronometrado começou a apenas 9 km de São Felix do Araguaia. Depois foram 286 km contra o relógio e um deslocamento final de 333 km até Santana do Araguaia, no Pará. Essa foi a primeira vez que o Rally dos Sertões passa pelo Estado.

Até o fechamento deste texto, os resultados oficiais do dia não haviam sido divulgados. Assim que isso for feito, eles estarão disponibilizados no site da cobertura oficial: www.webventure.com.br.

Amanhã

A passagem do Rally Internacional dos Sertões pelo Pará vai durar apenas um dia. A quinta etapa do será realizada amanhã de Santana do Araguaia (PA) a Palmas (TO). No total do dia, serão 407 km. Haverá um deslocamento inicial de 147 km, com travessia de uma balsa. A especial vai durar 183 km, e o deslocamento final, 77 km.

O Sertões 2005 conta com a presença de 228 veículos, em todas as categorias: Cross Country (carros, motos, quadriciclos e caminhões), Expedition e Regularidade. A competição é organizada e promovida pela Dunas Race e tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga, Goodyear e Siemens em parceria com a Brasil Telecom. O co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, TAM Viagens e apoio da Mitsubishi, Governo de Goiás e Governo do Tocantins. Supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.