Pelo segundo ano consecutivo, o Rally Internacional dos Sertões chegou a Aruanã. A cidade goiana localizada à beira do rio Araguaia recebeu neste domingo com festa os participantes da maior competição off-road das Américas e a terceira maior do mundo em número de participantes. O Sertões 2005 largou hoje pela manhã de Goiânia. O domingo foi longo para os competidores, que enfrentaram 500 quilômetros no total e 110 cronometrados.
Além de muita estrada de terra e poeira densa, a etapa também foi marcada por dois acidentes numa mesma ponte de madeira quando faltavam poucos quilômetros para o final do trecho cronometrado. Primeiro o carro de Lélio Carneiro Junior escorregou ao passar e caiu, parando com as quatro rodas para cima. Depois foi a vez de Fábio Burg, que ficou com o carro entalado na ponte, impedindo a passagem dos competidores que vinham atrás.
Dos 82 participantes na categoria carros que largaram neste domingo, 44 já haviam passado pela ponte. Os 38 restantes foram impedidos de continuar. Para solucionar o problema, a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que rege as regras das competições automobilísticas, decidiu que a etapa cronometrada foi encerrada no km 67 dos 110 previstos inicialmente para carros e caminhões. Já a categoria motos, que vale como quinta etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, não foi afetada pelo acidente, já que os pilotos desta categoria largam primeiro.
Maratona
A semana começa com a terceira etapa do Rally dos Sertões, saindo de Aruanã para São Felix do Araguaia, no Mato Grosso. O dia promete, pois será a única etapa Maratona do Sertões 2005. Nesse tipo de etapa os veículos não podem receber assistência mecânica. Os pilotos só poderão abastecer os veículos. Ou seja, caso haja algum problema, as equipes de apoio e mêcanicos não podem mexer nos carros, motos e caminhões.
A segunda-feira terá 630 quilômetros no total. O deslocamento inicial será de 360 km, com travessia de duas balsas. A especial terá 265 km, e o deslocamento final, 86 km.
O Sertões 2005 contará com a presença de 228 veículos, em todas as categorias: Cross Country (carros, motos, quadriciclos e caminhões), Expedition e Regularidade. Pela primeira vez, haverá limitação de velocidade. Todos os veículos estarão equipados com um sistema eletrônico chamado Spy, para punir aqueles que ultrapassarem 150 km/h. A medida visa aumentar a segurança de competidores e do público.
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga, Goodyear e Siemens em parceria com a Brasil Telecom. O co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, TAM Viagens e apoio da Mitsubishi, Governo de Goiás e Governo do Tocantins. Supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).