Rally dos Sertões: Favoritos fazem os melhores tempos

Não houve surpresas no prólogo da 13a edição do Rally Internacional dos Sertões 2005, realizado neste sábado em Goiânia. Favoritos fizeram os melhores tempos e escolhem o lugar em que vão largar amanhã. Este ano, o prólogo foi valorizado, pois já conta como primeira etapa da competição. Isso quer dizer que os tempos obtidos serão contabilizados na somatória que definirá o campeão no dia 9 de agosto. Jean Azevedo nas motos, Guilherme Spinelli nos carros e Ricardo Domingues no caminhões estão no topo da lista das três categorias.

As tomadas de tempo ocorreram em um circuito fechado de 2.300 metros. Ainda hoje, a partir das 19 horas, haverá a largada promocional com show do Jota Quest. Amanhã, às 7 horas, os competidores partem para 4.692 km por estradas e trilhas do interior de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará e Distrito Federal. O Sertões 2005 está sendo válido pela primeira vez como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country (quinta). Mesmo com sol forte, milhares de pessoas assistiram ao prólogo.

Nas motos, o tetracampeão Jean Azevedo estava otimista. “Hoje deu para aquecer os braços para enfrentar o que vem pela frente. Espero voltar a Goiânia com o título”, disse Jean, representante do Brasil no Rally Paris-Dakar. Seu tempo no prólogo foi de 2min33.

O espanhol Marc Coma também mostrou que não está no Sertões para passear. Ele ficou em segundo, mas espera dificuldades nas próximas etapas, pois não conhece o terreno e a vegetação brasileira. Marc é vice-campeão do Dakar e vice-líder do Mundial. Caso tenha um bom resultado na prova brasileira, vai incendiar o Campeonato, já que o francês Cyril Despres não pôde viajar ao Brasil. A diferença é de apenas três pontos. Outro favorito, Juca Bala, fez o terceiro tempo. “Foi muito bom. A pista foi bem preparada. Estou pronto para uma grande disputa”, afirmou.

Quatro rodas

Nos carros, Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo, atuais bicampeões, não decepcionaram e ficaram em primeiro. Eles fizeram 2min44. Assim como outros competidores de carros e caminhões, Guilherme ressaltou o fato de fazer um prólogo em pista seca, ao contrário do ano passado. “Isso deixa o prólogo mais equilibrado, ainda bem que não erramos”, comemorou. Em segundo ficaram Maurício Neves e Youssef Hadddad. “Fizemos limpo, não erramos. Com a pista seca, os saltos ficam mais difíceis. Nossa vantagem foi não errar”, disse Maurício.

Terceiro na tomada de tempo, Klever Kolberg, que tem Luiz Palu como navegador, afirmou que a pista sinuosa era a maior complicação para os pilotos. Ele também resumiu a importância do prólogo agora que ele passou a valer como primeira etapa. “Não existe esse papo de que alguém não quer vencer o prólogo. Todos precisam dele para não comer poeira no restante da prova.”

A melhor dupla entre os caminhões foi Ricardo Domingues e Nilo de Paula. Eles deixaram para trás o tricampeão nessa categoria André Azevedo, que tem como parceiro Maykel Vilarta. Para isso, Ricardo e Nilo contaram com um caminhão Ford F-4000, que se dá melhor em pistas secas e sinuosas.

André culpou os buracos provocados pelos veículos, que fizeram o prólogo antes. “A pista estava muito seca e os outros caminhões abriram muito buracos. Isso nos prejudicou. Particularmente, prefiro pisos mais molhados, mas mesmo assim fomos bem”, declarou.

Em terceiro terminaram Luciano Cunha e Carlos Brites. Apesar do bom resultado, Lucianoe se mostrava decepcionado pelo que considerou um erro de estratégia. “A equipe errou. Colocamos pneus para lama, o que nos atrapalhou muito neste piso seco.”

Confira todos os tempos no site oficial da cobertura on-line do Rally dos Sertões: www.webventure.com.br

O Sertões 2005 contará com a presença de 228 veículos, em todas as categorias: Cross Country (carros, motos, quadriciclos e caminhões), Expedition e Regularidade. Pela primeira vez, haverá limitação de velocidade. Todos os veículos estarão equipados com um sistema eletrônico chamado Spy, para punir aqueles que ultrapassarem 150 km/h. A medida visa aumentar a segurança de competidores e do público.

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga, Goodyear e Siemens em parceria com a Brasil Telecom. O co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, TAM Viagens e apoio da Mitsubishi, Governo de Goiás e Governo do Tocantins. Supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.