‘Seu macacão usado vai virar comida, cultura e água no Sertão!’. Este é o slogan da campanha que vem sendo promovida por Tânia Mara Carvalho, jornalista, navegadora de rali e Diretora do Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome.
O Projeto nasceu em julho de 2002, depois que a jornalista escreveu o livro “Cêis é rali, é?”, que contava não só histórias de rali, mas a real história de um Brasil pouco conhecido e totalmente esquecido. Após a divulgação e a troca de exemplares do livro por cestas básicas, o Projeto cresceu e os resultados positivos começaram a aparecer.
Empresas como a Nissan do Brasil Automóveis, Renault do Brasil, Goodyear, Autoliner e outras engajaram-se na luta para minimizar o sofrimento dos sertanejos, levando até eles muito além de alimento para matar-lhes a fome, mas conhecimento, noções de saúde e higiene, aulas de artesanato, reutilização de pneus, etc.
Na bagagem do Idéia Fixa estão acumulados mais de 135.000 Km de estradas, mais de 9.000 pessoas beneficiadas em 8 estados e exatamente 80 toneladas de doações entregues nas mãos dos necessitados, além do livro “A História de uma Idéia Fixa” e do documentário que retratam toda esta trajetória de sucesso.
O Projeto Idéia Fixa é um movimento inédito, que tem como objetivo principal a criação de condições e oportunidades para os moradores das comunidades sertanejas em que atua, para que possam desenvolver seu potencial e aplicar o conhecimento adquirido através dos cursos desenvolvidos. Para isto, Tânia Mara vem mobilizando pilotos de todas as categorias do automobilismo nacional, para que consiga, através de um leilão dos macacões doados, arrecadar subsídios para o “Idéia Fixa”.
O primeiro a aderir foi Ingo Hoffman, 12 vezes campeão da Stock Car e também campeão Brasileiro de Rally na categoria Protótipos, que doou o macacão usado na temporada 2004 de rali. “Conheci a Tânia nas provas de rali e acabei ‘aprendendo’ algumas coisas no seu primeiro livro, onde ela retrata historias da competição e situações muito parecidas com as que já vivi na competição off road. Acho o trabalho dela admirável e estou torcendo para que mais pilotos colaborem!”, comentou Ingo.
Depois de um contato realizado na etapa de São Paulo da Stock Car, foi a vez de Raul Boesel fazer a doação do seu macacão usado na temporada 2004 da categoria. “É uma maneira de dar minha contribuição para esta causa tão nobre”, comentou Boesel sobre sua participação no projeto.
Quem é fã de rali não pode perder a oportunidade de ter em casa um macacão com tantas historias, emoções e muita adrenalina vivida nos desertos do maior rali do mundo, o Paris Dakar. Klever Kolberg, o maior representante do Rally Cross Country no Brasil também já confirmou sua doação ao Idéia Fixa. “Mais uma vez estamos participando do Projeto Idéia Fixa com o maior prazer. É uma ação séria e que tem tudo a ver com a equipe Petrobras Lubrax. O nosso time sempre teve uma forte preocupação com a área social, realizando leilões beneficentes, campanhas assistenciais e reforça agora a parceria com a jornalista esportiva Tânia Mara, que, de uns anos pra cá, está realizando um excelente trabalho solidário”, concluiu Klever.
O projeto espera contar, nos próximos dias, com a adesão de outros pilotos. A data do leilão será anunciada em breve.