A equipe de Campinas formada pelas duplas Laerte Quintana/Orestes Bacchetti Jr. e Rodrigo Peres/Roberto Munoz foi a grande campeã do 16.° Raid de Inverno, do Jeep Clube do Brasil. A competição, realizada no fim de semana, contou com 80 jipes, divididos em 40 duplas, que largaram da sede de campo do JCB em Piracaia (São Paulo) e chegaram à cidade de Monte Verde (Minas Gerais). O trajeto, de 120 km, durou cerca de 12 horas.
O circuito foi dividido em duas partes. A primeira, realizada na própria sede do Jeep Clube, teve um percurso seletivo de cinco quilômetros e durou quatro horas. Os jipes literalmente patinaram nas subidas, exigindo muita experiência dos pilotos. Muitos deles tiveram de ser puxados pelo carro de apoio. Exatamente às 4 horas da manhã, sob uma temperatura de 7º C, as duplas começaram a segunda etapa da competição, 115 km até Monte Verde.
O restante da ‘maratona’ exigiu muito dos navegadores. As trilhas, na Serra da Mantiqueira, deixaram os participantes confusos. O Jeep Clube distribuiu planilhas de navegação diferentes para a mesma dupla de jipes, que se separaram várias vezes. Para se unir, tinham de estar no caminho e no tempo certos.
A parte mais difícil do trajeto foi às 5 horas da manhã, nos primeiros quilômetros do percurso. O obstáculo tinha grau de dificuldade 10. Para enfrentar o desafio, instrutores do JCB guiaram os pilotos em dois momentos da descida. Para quem esperava adrenalina e emoção, este foi o momento ideal. Muitos carros viraram, enquanto outros tinham seus pneus completamente tirados do chão. Os carros percorreram o restante do trajeto com o sol forte e até cavalos viraram obstáculos. Um dos pontos marcantes foi a parada na Cachoeira dos Pretos, uma queda d’água de 154 metros de altura.
Para o diretor-técnico do JCB, Otacílio Marcondes, a prova exigiu muita preparação. “As duplas chegaram ao limite. Tiveram de enfrentar o cansaço, o sono, o frio e os obstáculos naturais. Faço isso há 22 anos e acho que essa foi uma das melhores provas do Jeep Clube.”
Os campeões, Quintana/Bacchetti e Peres/Munoz, dirigindo um Land Rover Defender 90 e um Troller 99, chegaram a Monte Verde com 18 pontos perdidos. Para Laerte Quintana, a prova foi excelente. “Minha equipe veio para competir e ganhar. Isso só foi possível porque estávamos em sincronia e tivemos muita dedicação e entrosamento. A experiência também contou muito.”
Desafio – Especialmente para o piloto Olacyr Cantanero, a emoção foi em dose dupla. Além de ter ficado em segundo lugar, conferiu a performance de seu filho Gabriel Cantaneiro, de 17 anos. O garoto foi um dos instrutores no maior obstáculo, a erosão do Bairro do Peão. Pacientemente, orientou os 80 veículos na segunda parte da descida e foi muito elogiado por todos. “É preciso ter muita responsabilidade para orientar os carros, tem de ser perfeito, qualquer falha o carro pode capotar”, explica Gabriel.
O 16.° Raid de Inverno foi organizado pelo Jeep Clube do Brasil e pela Mesa 4 Comércio e Comunicações e teve o patrocínio da Bardahl e Goodyear.