A pouco mais de duas semanas do início do Rally Internacional dos Sertões 2005, a maior competição off road da América Latina e uma das maiores do mundo em número de participantes, o diretor de provas da categoria Regularidade, Clayton Prado, e o membro da equipe técnica Carlos Martinatti, fizeram a última conferência do trajeto. Eles apontam para surpresas, que classificam como “boas ou muito agradáveis”. Para eles, essa será uma edição na medida exata da expectativa dos competidores. A programação oficial da prova começa dia 28 de julho, em Goiânia. Depois de 3.500 quilômetros e vários estados percorridos, o Sertões terminará dia 9 de agosto também na capital de Goiás. As inscrições podem ser feitas com preço normal até o dia 15/07 pelo site www.sertoes.com
Os ralis de regularidade têm evoluído a cada ano e o Sertões não é uma exceção. A definição do roteiro da prova com algum tempo de antecedência possibilitou o seu aprimoramento técnico, e assim teremos uma prova alinhada com todas as características de uma prova curta”, diz Clayton.
Segundo ele, os famosos “balaios”, ou seja, trechos da prova onde os competidores passam mais de uma vez no mesmo local se intercalando com os demais, estão presentes. Já Carlos Martinatti avisa que os aventureiros terão um desafio no mínimo muito empolgante. “O excelente nível técnico dos competidores nos permitiu elaborar uma prova bem exigente, que cobre total integração entre piloto, navegador e equipamento”, estima.
Clayton está de acordo: “Por ser o Sertões, já dá para esperar provas difíceis, mas podemos afirmar que esta exigirá atenção especial tanto do piloto quanto do navegador, o que vai tornar os dias muito mais curtos que eles imaginam. Quando menos se espera o trecho navegado acaba e centenas de quilômetros ficaram para trás.”
Postos de Controle – O posicionamento dos Postos de Controle (PC’s) vai ser, com certeza, um outro grande diferencial dessa edição do Rally Internacional dos Sertões na categoria Regularidade. Logo no primeiro dia, as duplas vão perceber que podem passar por um PC quando menos esperam. Os postos de controle são fixados pela organização em pontos onde os pilotos são obrigados a passar. É uma maneira de controlar o cumprimento do roteiro e as exigências da organização durante a prova. “Onde eles acham que vai pode ter PC, vai ter. E onde eles não acham, vai ter também. Tenho certeza que ao final de cada dia os comentários vão ser os mais animados possíveis, independentemente do resultado de cada um”, diz Clayton.
Beleza – Mais uma vez a prova passará por lugares de beleza inestimável. O rio Araguaia, na cidade de Aruanã, é um exemplo disso. Outros são a serra de Palmas, a cidade de Alto Paraíso de Goiás, onde se localiza a Chapada dos Veadeiros, a pernoite em Brasília e as belezas da região de Pirenópolis.
Roteiro Rally de Regularidade
28/07 – Abertura da Secretaria de Prova e Vistoria Técnica em Goiânia
29/07 – Secretaria de Prova e Vistoria Técnica
Festa de Lançamento
Coletiva de Imprensa
30/07 – Briefing competidores
Largada Promocional
Show – Jota Quest
1º. Dia
31/07 – Domingo
Goiânia – Aruanã
222 km de regularidade
Total: 380 km
2º. Dia
01/08 – Segunda-feira
Aruanã – Gurupi
170 km de regularidade
Total: 690 km
3º. Dia
02/08 – Terça-feira
150 km de regularidade
Total: 280 km
4º. Dia
03/08 – Quarta-feira
190 km de regularidade
Total: 190 km
5º. Dia
04/08 – Quinta-feira
Palmas – São Félix do Jalapão
270 km de regularidade
Total: 360 km
6º. Dia
05/08 – Sexta-feira
São Félix – Natividade
185 km de regularidade
Total: 440 km
7º. Dia
06/08 – Sábado
Natividade – Alto Paraíso de Goiás
135 km de regularidade
Total: 485 km
8º. Dia
07/08 – Domingo
Alto Paraíso de Goiás – Padre Bernardo (Hotel Fazenda Mestre D’Armas)
147 km ou 252 km de regularidade
Total: 305 km
9º. Dia
08/08 – Segunda-feira
Padre Bernardo – Brasília
130 km de regularidade
Total: 230 km
10º. Dia
09/08 – Terça-feira
Pirenópolis – Goiânia
60 km de regularidade
Total: 200 km
Total de prova: 3.560 km
Total de regularidade: 1.660 km
Obs.: As distâncias estão aproximadas e foram arredondadas.
A 13ª edição do Rally dos Sertões terá 11 etapas. A prova de Regularidade somará cerca de 3.500 quilômetros, com largada e chegada em Goiânia. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 15. Depois dessa data, os valores terão acréscimo de 20% e só para pagamentos à vista, até o dia 22.
Os preços são os seguintes: Graduados – R$ 6.000,00 por carro (piloto e navegador); e Turismo – R$ 3.000,00 por pessoa (podem participar até quatro pessoas por carro). Para fazer a inscrição, entre no site www.sertoes.com . Mais informações: (11) 4191-0133.
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga, Goodyear e Siemens em parceria com a Brasil Telecom. Co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, TAM Viagens e apoio da Mitsubishi, Governo de Goiás e Governo do Tocantins. Supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).