Rota do Frio oferecerá 3 mil quilômetros de belas paisagens

Para quem gosta de rali, de belas paisagens e da estação mais gelada do ano o II Rally Rota do Frio, que sairá dia 9 de julho de Serra Negra (SP) e chegará dia 15 em Gramado (RS), será uma ótima oportunidade para aproveitar as férias. O rali é de regularidade e serão cerca de três mil quilômetros entre São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em 2004, 17 carros participaram da competição, divididos nas categorias Graduados, para os mais experientes e filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e a Novatos, para quem nunca participou de um rali ou tem pouca experiência. Este ano a Speed Sports, organizadora do evento, espera reunir 30 veículos, que passarão por terrenos bem diferentes nos quatro estados, com trechos de areia, pedra, lama, altitudes que variam de 1.800 a 500 metros, além da temperatura, que também muda bastante no caminho.

Segundo a organização, menos de 15% do percurso total será de deslocamentos. Além de Serra Negra (SP) e Gramado(RS); Sorocaba, em São Paulo; Castro e Curitiba, no Paraná; e Blumenau e Lages, em Santa Catarina, serão as cidades-destino das seis etapas do Rally Rota do Frio, que tem patrocínio de Goodyear.

“Já temos uma história com o rali e por isso não poderíamos ficar de fora deste grande evento. Como costumamos fazer, daremos todo o apoio que os competidores precisam nas etapas e nossa intenção é mostrar que temos o pneu adequado para qualquer tipo de situação nas trilhas”, disse Carolina Wagner, Gerente de Marketing de Produto Pneus de Passeio e Camioneta da Goodyear.

Paralelamente à competição também será realizada a II Expedição Rota do Frio, um verdadeiro passeio off road para quem quer apenas desfrutar as deslumbrantes paisagens do caminho, sem se preocupar com o tempo.

Tanto o rali quanto a expedição saem de Serra Negra, no dia 10 de julho. Porém a competição começa no dia 9, ainda na cidade paulista, quando os competidores participam da largada promocional e disputam o prólogo, pequena prova classificatória para definir a ordem de largada. O prólogo começa e termina no Centro de Convenções Circuito das Águas, na pista de jeep indoor, utilizada pelos jipeiros do Adventure In Serra, encontro que será realizado na cidade no mesmo fim de semana.

A largada oficial será dada às 8h30 do domingo, dia 10, no mesmo Centro de Convenções. No primeiro dia de provas, logo após a saída de Serra Negra, os participantes do rali e da expedição já poderão apreciar a bela vista do Morro da Torre, de onde em dias de céu limpo é possível avistar oito municípios no horizonte. Ainda no primeiro dia, antes de chegar a Sorocaba, a caravana passará por uma fazenda que preserva casas de um antigo quilombo, que ainda abrigam os descendentes dos escravos.

No segundo dia, entre Sorocaba e Castro (PR), os participantes atravessarão o Vale do Ribeira, uma das regiões mais carentes do Estado de São Paulo, mas com grande potencial turístico. Quem estiver na expedição terá a oportunidade de conhecer diversas cavernas e cachoeiras na região de Apiaí, que fazem parte do Núcleo Caboclos do Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira).

Entre Castro e Curitiba, percurso do terceiro dia, na região de Ponta Grossa destaca-se o Buraco do Padre, uma caverna com uma bela queda d`água dentro. No quarto dia, o destino é Blumenau, já em terras catarinenses. Neste percurso, a caravana passará por diversos municípios com características da colonização alemã, como Pomerode, onde está o Morro Azul, com vista panorâmica da região é utilizado como rampa para prática de asa delta e parapente.

O quinto dia sai de Blumenau e termina em Lages. Neste trecho, rali e expedição seguem por trilhas distintas. Os participantes do rali praticamente andarão em linha reta, passando pela Serra dos Morais. Já a expedição segue pela Serra do Corvo Branco, com visual deslumbrante, próximo a Urubici, uma das cidades mais frias do país.

No último dia de prova, o rali sai de Lages, passa por São Joaquim e São José dos Ausentes, que também estão entre as mais geladas do Brasil. A atração é o Passo do “S”, uma cachoeira em Cambará do Sul, que tem uma ponte de pedras natural, por onde os carros passarão. A chegada será em Gramado, uma das mais badaladas cidades da serra gaúcha.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.