Festa catarinense entre os carros e paulista entre os caminhões. Assim terminou neste domingo o Baja Balneário Camboriú, terceira etapa do Brasileiro de Rally Cross Country. A dupla catarinense formada por Édio Fuchter/João Gomes, da Chevrolet Rally Team, foi a mais rápida após as três especiais de 73 km, seguido de Marlon Koerich/Joseane Koerich (Chevrolet Rally Team), também catarinense. Já entre os “pesados”, as duplas paulistas garantiram os dois primeiros lugares: André Azevedo/Maykel Justo (Petrobras Lubrax), que completou os 146 km (duas voltas) na frente, garantindo o título da etapa, e Luciano Braga da Cunha/ Carlos Brites (Volkswagen) em segundo.Carlos Salvini/Guido Salvini (Salvini Racing), do Rio de Janeiro, em terceiro.
A terceira etapa do Brasileiro de Cross Country foi bastante agitada. As especiais montadas, com trechos travados e rápidos, deram trabalho a muita gente, experientes ou não. Mesmo assim, dos 22 carros que largaram para a primeira etapa cronometrada, 16 começaram a terceira, mostrando a dificuldade da prova. “As trilhas tinham características específicas e que ficaram mais evidentes com as chuvas. Tanto assim, que muita gente boa ficou pelo caminho. Mas tivemos uma grande prova e sem nenhum acidente”, explicou Fernando Bentivoglio, diretor técnico da Adventure Eventos.
Realmente, duplas de destaque do cross country nacional ficaram pelo caminho, como Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo (Mitsubishi Racing),vencedora do Terra Brasil 2005; Reinaldo Varela/Bruno Mega (Mitsubishi/São Paulo I) e Edu Piano/Marcos Rogério (Chevrolet Rally Team), entre os carros, e Ricardo Domingues/Nilo de Paula (Território 4×4), nos caminhões. “É duro viajar tanto para nada. Mas faz parte do jogo”, lamentou o navegador Nilo de Paula.
Desde a primeira das três especiais de 73 km, as duplas Édio Fuchter/João Gomes e Marlon Koerich/ Joseane Koerich, ambas da Chevrolet Rally Team, travaram um duelo caseiro pela primeira colocação, seguidos de perto por Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo (Mitsubishi Racing). Essa situação prosseguiu até o final da segunda especial, quando Maurício Neves/Edgar Fabre assumiu a segunda colocação e Marlon/Joseane, com problemas no freio, foi para terceiro. A situação se manteve assim até o final, com Édio e João garantindo o título da terceira etapa do Brasileiro. Entretanto, Marlon e Joseane subiram para o segundo lugar com a desclassificação de Maurício e Edgar em razão da troca de navegador.
“Finalmente. Após oito quebras, conseguimos terminar um prova. Ou melhor, vencer. Os adversários estavam até perdendo o respeito”, afirmou o piloto Édio Füchter, bicampeão do Rally dos Sertões. “Foi um grande dia, especialmente porque pudemos ganhar em casa, diante da família e amigos. Agora é pensar no Sertões, onde entraremos mais animados”, finalizou.
Na categoria caminhões, a dupla André Azevedo/Maykel Justo conseguiu o segundo título em apenas uma semana. Após vencer a segunda etapa do Paulista de Cross Country, em Pindamonhangaba, logo na estréia, André e Maykel repetiram o bom entrosamento no Baja Balneário Camboriú, marcando mais um bom resultado. “Posso dizer que estamos bem entrosados e o conhecimento do equipamento tem nos ajudado. Com isso mantemos diferença dos outros e o importante é manter o ritmo. Essa é uma prova muito boa porque nos treina para os Sertões”,declarou satisfeito o piloto André Azevedo.
Destaque também para o segundo lugar de Luciano Braga da Cunha e Carlos Brites. “E olha que nós não estávamos com os pneus adequados”, comentou Luciano. Enquanto Carlos e Guido Salvini, que ganharam as duas primeiras etapas, somaram importante pontos na classificação com o terceiro lugar.
COPA BAJA RETORNA EM OUTUBRO
A Copa Baja Brasil 2005 retorna em outubro, com a quarta etapa, o Baja Café, entre os dias 10 e 12 de outubro, em Minas Gerais. A temporada termina em novembro, com o Baja Montanhas, em Itupeva, São Paulo, de 15 a 17 de novembro, no Shopping SerrAzul. As duas etapas serão válidas pelo Brasileiro de Rally Cross Country, com peso 1, nas categorias carros, caminhões, motos e quadriciclos.
O evento teve organização e promoção da Adventure Eventos, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo, Confederação Brasileira de Motociclismo e Associação Paulista de Rally e Enduro. O patrocínio é de Goodyear, Volkswagen Caminhões e Acerbis, com apoio da Corsa, Microcity, TAM Viagens e Kainágua. O Baja Balneário Camboriú também conta com a organização do Governo do Estado de Santa Catarina, Federação de Automobilismo de Santa Catarina e da Prefeitura do Balneário Camboriú.