O Baja Balneário de Camboriú, terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, será marcado pela variedade de relevo em suas especiais. A configuração da prova, que acontece neste final de semana, dias 18 e 19, foi apresentada na noite desta terça-feira (14), durante o briefing para pilotos e navegadores em São Paulo. Estão confirmadas duas voltas de 130 km no domingo, com especiais de 90 km em cada, com largada a partir das 8h30. No briefing também foi comunicado a ausência das motos e quadriciclos na etapa catarinense, uma decisão dos próprios pilotos em razão do pouco tempo para a realização das mudanças exigidas.
“Apesar de compacta, a etapa será completa. Ela oferecerá uma variedade de terrenos e dificuldades em setores curtos e bem distintos. Trilhas travadas com piso de grama, passando para terra batida, setores arenosos, piso espelhado em terra vermelha e subidas e descidas de pedras em estilo trial compõem o Baja Balneário Camboriú”, explicou Fernando Bentivoglio, diretor técnico da competição e que fez os levantamentos das trilhas na semana passada.
Fernando alertou que a chuva poderá ser outro problema, mas vai colocar à prova a capacidade de adaptação das equipes. “A possibilidade de chuva existe, fato que mudará toda a estratégia da prova. Vai ser muito difícil acertar o tipo de pneu já na primeira volta em uma prova com tantas variáveis. Com ou sem chuva, a expectativa é de muito trabalho nos boxes. Vai valer o talento dos preparadores, chefes de equipe, pilotos e navegadores na busca do melhor resultado. Com certeza teremos um grande evento”, completou.
Com a ausência das motos e quadriciclos, que voltarão nas duas etapas finais da temporada (Baja Café e Baja Montanhas), a programação foi alterada. No sábado, dia 18, a vistoria começa às 8 horas e prossegue até 11h30 nos boxes montados no Barra Sul. O Prólogo, com cerca de 2 km, começa às 13 horas em frente ao Auto Cine, na Avenida do Estado, ficando o briefing para as 19 horas no Hotel Marambaia. Às 21 horas será realizada a largada promocional no Barra Sul, com presença obrigatória dos participantes.
Domingo, às 8h30, será dada a largada do primeiro carro. Eles largam dos boxes e fazem um deslocamento de 29 km até o início da especial de 90 km, seguida de mais 11 km de deslocamento até os boxes. Vale lembrar que entre cada volta há um pit stop de no mínimo 20 minutos para apoio mecânico, que deverá ser feito com até três mecânicos/auxiliares devidamente identificados com o numeral do veículo no uniforme. A premiação está programada para as 16 horas.
As inscrições continuam abertas, mas já sem os preços promocionais. Quem optar pela confirmação entre 15 e 18 de junho terá desembolsar R$ 3.500,00 para disputar o Baja Balneário Camboriú. Mais informações no site www.copabaja.com.br ou pelo telefone (11) 5542-6099.
MOTOS
Depois da confirmação da participação das motos e quadriciclos na etapa, a situação mudou nesta terça-feira após o encontro entre os representantes dos pilotos, Confederação e Adventure Eventos. Como os pilotos não teriam como viabilizar as mudanças exigidas em razão do tempo e da incerteza quanto ao número de participantes em Balneário Camboriú, foi decidido que a prova não contaria com as duas categorias. Com isso, as duas últimas etapas do Copa Baja, o Café e o Montanha, serão válidos pelo Brasileiro e contarão com a motos e quadriciclos.
A Copa Baja tem organização e promoção da Adventure Eventos, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo, Confederação Brasileira de Motociclismo e Associação Paulista de Rally e Enduro. O patrocínio é de Goodyear, Volkswagen Caminhões e Acerbis, com apoio da Corsa, Microcity, TAM Viagens e Kainágua. O Baja Balneário Camboriú também conta com a organização do Governo do Estado de Santa Catarina, Federação de Automobilismo de Santa Catarina e da Prefeitura do Balneário Camboriú.