Com temperatura agradável, na marca dos 18ºC, sob céu azul brigadeiro e com a Serra do Curral, um conjunto de montanhas, ponto turístico de Belo Horizonte, como cenário, 124 trolleiros largaram para a terceira prova da etapa Sudeste da Copa Troller. A competição realizada sábado, 4 de junho, voltou a levar os mineiros para o pódio. Tradicionais na disputa pelos primeiros lugares em outros anos, os mineiros não tiveram chances nas duas primeiras provas ocorridas em Campinas e Búzios, mas em Belo Horizonte, em que mais de 20 carros representavam cidades de Minas Gerais, foi mais fácil vê-los nas primeiras colocações.
Foi de Juiz de Fora a dupla vencedora da 3ª etapa na categoria Graduados. O piloto José Calixto Antonio Filho e o navegador Cristiano Serpa tiveram 81 pontos perdidos numa prova que exigiu muito mais dos pilotos, pois tiveram de encarar trilhas com pedras, erosões, abismos e trechos estreitos. “Tivemos uma etapa muito técnica e bem planejada. A nossa tática foi montada em cima dos erros que cometemos nas outras duas provas. Em Campinas não tínhamos tomado conhecimento das mudanças do regulamento e acabamos nos enrolando na aferição. Já em Búzios achamos que pequenas diferenças no hodômetro não iam nos prejudicar tanto e, novamente, erramos”, afirma. Calixto avalia que a aferição em Belo Horizonte foi precisa e trouxe o primeiro lugar. “Fomos cuidadosos em toda a prova, sem deixar que pequenas variações do hodômetro pudessem nos enganar”.
A dupla líder da Graduados, Marcelo Carqueijo e Roberlena Moraes, chegou na segunda colocação, seguida dos competidores Michael Milbratz e Antonio Marcos Genoin. Na Turismo deu novamente mineiros no primeiro lugar. A dupla Alessandro Joaquim Rezende e Ricardo Vilaça Duarte de Contagem teve 184 pontos perdidos. Interessante que estes competidores não estavam presentes na hora da divulgação dos vencedores e devem ter sido avisados, por telefone, do resultado. Tanto assim que, à noite, foram procurar a coordenação do evento no hotel onde estavam hospedados.
A Expedition levou à primeira colocação a dupla Silnei Franceschi e Agda Arsuffi que, com essa conquista, permanece como líder da categoria. De acordo com Deco Muniz, diretor de prova, a etapa mineira foi diferenciada e um bom teste para os pilotos, já que a navegação oferecia tranqüilidade. “A topografia da região não permite muitos laços e balaios, assim foi uma prova quase que, permanentemente, em linha, mas em Campos do Jordão, na próxima etapa, os competidores voltam a ter esses artifícios que complicam a vida das duplas”, adianta.
Classificação – Belo Horizonte
Graduados
1º José Calixto Antonio Filho/Cristiano Serpa
2º Marcelo Carqueijo / Roberlena Moraes
3º Michael Milbratz / Antonio Marcos Genoin
4º Agostinho Pereira Lopes Junior / Carlos Martinatti
5º Alvaro Luiz Barroso / Alvaro Luiz Barroso Filho
Turismo
1º Alessandro Joaquim Rezende/Ricardo Vilaça Duarte
2º Frederico J. V. Buschu/Rodrigo Ávila de Carvalho
3º Públio Penna Firme Rodrigues/Silvia Maria Botacini
4º Vitor Luccats/Daniel Lima
5º Maurício Hantschisck Mei/Frederico Bornholdt
Expedition
1º Silnei Franceschi/Agda Arsuffi
2º Norbert Scherer/Maria Leipold
3º Gilson Teixeira Pires/Márcio J.R. de Oliveira
4º Guilherme Preston Krug/Igor Luisi
5º Rogério Albello/Ilno Almeida de Mendonça