O Rally Terra Brasil 2005, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade e da Copa Baja Brasil, está pronto. Os organizadores finalizaram as verificações e ajustaram a especiais para a competição, programada para o período de 25 a 29 de maio, em Minas Gerais. Serão cerca de 1600 quilômetros de estradas e trilhas, percorrendo trechos da Estrada Real, com 652 km de especiais (trechos cronometrados). O Rally Terra Brasil 2005 tem peso 2 no ranking nacional e reunirá os melhores pilotos e navegadores do país nas categorias carros, motos, caminhões e quadriciclos.
“Será realmente um evento muito bonito, com cenários de encantar a todos e que confirma a beleza deste país. Fizemos alguns ajustes nas especiais, que serão mais técnicas do que rápidas. Há muita subida e descia pela frente”, destaca Dyonísio Malheiro, diretor da Adventure Eventos, organizadora da prova. “Vai valer a pena participar deste evento”, completa o pioneiro em promoção de eventos off-road no país, tendo sido o criador do Rally dos Sertões.
A programação oficial sofreu pequenas mudanças após as vistorias. A largada promocional, anteriormente prevista para as 22 horas do dia 25, na Savassi, mudou para a Praça de Liberdade, às 21 horas. Já o Parque Fechado será no Minas Shopping, em frente ao Ouro Minas, hotel oficial do rali. Com relação às especiais, no dia 26 as motos irão largar em Nova União, a 61 km de BH, enquanto os carros largarão do Minas Shopping. O final da etapa será em Diamantina. A segunda etapa, dia 27, tem o trecho inverso, Diamantina/BH.
Na terceira, dia 28, de BH a São Lourenço, as motos largarão direto de Mariana, a 125 km da capital mineira, enquanto os carros largarão mais uma vez dos boxes no Minas Shopping. Já no domingo, dia 29, acontece a etapa em oito em São Lourenço, sendo que os participantes deverão passar pelos boxes.
A programação oficial do Rally Terra Brasil 2005 ficou assim: 25/05, largada promocional na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, a partir das 21 horas; 26/05, Belo Horizonte/Diamantina, total de 430 km e três especiais (115 km/35 km/45 km); 27/05, Diamantina/Belo Horizonte, total de 440 km e duas especiais (45 km/155 km); 28/05, Belo Horizonte/São Lourenço, total de 520 km e três especiais (47 km/60 km/50 km); 29/05, São Lourenço/São Lourenço (em oito), total de 220 km e duas especiais (45 km/55 km).
A Copa Baja tem organização e promoção da Adventure Eventos, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo, Confederação Brasileira de Motociclismo e Associação Paulista de Rally e Enduro. O patrocínio é de Goodyear, Volkswagen Caminhões e Acerbis, com apoio da Corsa, Microcity, TAM Viagens e Kainágua. O Rally Terra Brasil também conta com a organização da Federação Mineira de Automobilismo e do Rally Clube de Minas Gerais, com apoio das prefeituras das cidades-sede.