Para quem quer saber mais sobre as novidades e algumas regras da próxima edição do maior rali do mundo, o Dakar, e que terá início em dezembro deste ano, confira abaixo:
Controle de velocidade
A velocidade máxima que motos e caminhões poderão adquirir durante as etapas do rali será de 150km/h. É uma novidade apenas para os pilotos das motocicletas pois desde a última edição do Dakar, em janeiro de 2005, a nova regra começou a vigorar. Nas cidades atravessadas pela caravana do rali, o controle de velocidade será de 50km/h. A organização, com o auxílio do GPS, saberá as velocidades realizadas por todos os veículos. Essa regra também será aplicada para veículos de imprensa e da própria organização da prova.
Navegação
O corredor obrigatório de 6,6 quilômetros será ampliado para 10 quilômetros. Em contrapartida, o corredor não será mais visível no aparelho de GPS.
Ordem de largada
Em algumas etapas, os competidores largarão em ordem descrescente da classificação geral. Os intervalos entre a largada dos 10 primeiros será de 1 à 2 minutos.
Autonomia
A autonomia na categoria motos baixou de 350 para 250 litros. Desta forma, não será mais necessário para uma moto ter um grande reservatório de combustível.
Sistema Sentinela
Este sistema serve para auxiliar nas ultrapassagens e dar mais segurança aos competidores. Ele começou a ser utilizado no Rally da Tunísia de 2004 e posteriormente em outras provas do mundial de rali. Antes da implantação do sistema muitos veículos se chocavam, principalmente motos e carros. Para um motociclista era difícil perceber a existência de um carro atrás dele. Até mesmo entre os carros, devido à poeira, o piloto não consegue enxergar outro pelo retrovisor. Quando o veículo que está seguindo outro quer ultrapassar, ele buzina e o sinal vai para o outro competidor como um som ou um aviso luminoso. O sistema também pode avisar ao piloto quando há alguma acidente até 500 metros de distância.