Rally do Vinho: Cinco mulheres participam da disputa

A participação feminina no Rally do Vinho está garantida. Cinco mulheres – entre elas uma que pilota um Peugeot na Categoria N2 -, prometem não fazer feio nesta I Etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, que teve início nesta sexta-feira (1º) e se estende até amanhã, domingo (3), em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha.

Helena Deyama é a única mulher a pilotar um carro no Rally, juntamente com a navegadora Andrea Portas. Além delas outras três mulheres participam do Rally como navegadoras: Patrícia Romanatti, Izabella Rossi e Rosa Maria Ribeiro.

Em meio a treinos, regulagens e ajustes finais, elas sempre dão um jeito de cuidar da vaidade. Segundo Helena Deyama, a mulher tem grande facilidade para se adaptar e desenvolver muitas atividades ao mesmo tempo. Com estúdio próprio e especializada em Design de Publicidade, Helena divide seu tempo entre o trabalho e sua maior paixão: o automobilismo. Há 10 anos participando de provas, antes na Categoria Cross Country e agora também no Rally de Velocidade, esta é a primeira vez que corre com o próprio carro. “Esta é a minha reestréia nesta categoria. Em 2003 participei de cinco provas na equipe de Paulo Lemos como convidada. Lá, aprendi tudo. Agora tenho meu próprio carro”, destaca. Faltando ainda alguns detalhes para ficar totalmente pronto, o carro de Helena, assegura a competidora, terá sua marca registrada: uma pincelada cor-de-rosa.

Na Categoria Cross Country, Helena corre com uma L200, tendo participado cinco vezes do Rally dos Sertões, uma prova totalmente diferente do Rally de Velocidade por se tratar de um endurance, onde os competidores percorrem cerca de 200 a 300 quilômetros sem apoio. O Rally de Velocidade é uma prova mais rápida e técnica.

Em sua primeira prova, em 1995, quando competiu com um jeep, já obteve o 1º lugar, demonstrando seu talento para a prática do esporte. “Acredito que o talento vem do gosto pelo que se faz. Não gosto de sentar no banco do lado. Tenho é que estar pilotando”.

A piloto adianta que irá participar das oito provas do Campeonato Brasileiro e que estará novamente em Bento Gonçalves de 24 a 26 de junho, quando participará da 4ª Etapa do Campeonato Sul-Americano. Em relação ao Rally do Vinho, Helena espera conhecer mais o seu carro. “Esta será uma prova de cautela, mas Deus é ralizeiro e os anjos da guarda sempre me acompanham”, finaliza.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.