O Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade tem início neste final de semana (2 e 3 de abril), quando acontece o Rally do Vinho, na cidade de Bento Gonçalves, região serrana do Rio Grande do Sul. Depois da prova gaúcha, o certame terá continuidade em Curitiba (PR), passando novamente em Bento Gonçalves, e seguindo para Tijucas (SC), Porto Real (RJ), Ouro Branco (MG), Atibaia (SP), e terminando em dezembro em Cascavel (PR).
Para a abertura do torneio nacional, é esperada a participação de cerca de 40 duplas, divididas nas categorias A6, N2, N4 e Copa Peugeot. Entre os principais inscritos, já confirmaram presença os campeões brasileiros Luis Tedesco (SC), Leandro Brustolin (RS) e Ulysses Bertholdo (RS), respectivamente, além dos vencedores do Prêmio Goodyear Off Road Paulo Nobre/Patricia Romanatti (SP). Outra atração será a participação da dupla feminina formada por Helena Deyama/Andréa Porta (SP), que este ano já venceram o Raid do Batom, os paranaenses Rafael Túlio/Clécio Maestrelli, que venceram a primeira etapa do Campeonato Sul-Americano de Rally de Velocidade na Argentina, os jovens irmãos gaúchos Bernardo e Rafael Koller, novos ídolos da modalidade, e o engenheiro e piloto da Goodyear Vinícius Sá. “Continuamos a nossa parceria com a Peugeot, e estamos levando adiante o projeto ‘Navegador por um dia’. É uma ação em que o nosso piloto de testes e engenheiro Vinícius Sá compete na Copa Peugeot, levando um jornalista a cada etapa como seu navegador. É a chance da imprensa participar de uma prova real, sentindo as emoções e dificuldades de um rali. O jornalista vai vestir a pele do lobo”, descreve Carolina Wagner, Gerente Marketing de Produto Pneus de Passeio e Camioneta da Goodyear. “Procuro competir da melhor maneira possível, para que o jornalista-navegador sinta realmente todas as ações, dificuldades e emoções que uma dupla de rali sente. Acredito que depois desta experiência, o profissional da comunicação entenderá muito mais o nosso esporte, e poderá transmitir esta realidade ao grande público”, reitera Vinícius Sá. “Aproveito também para realizar testes com os pneus Goodyear nos mais variados pisos, nas condições mais duras e extremas, buscando um aprimoramento dos nossos produtos”, encerra o engenheiro de testes de desenvolvimento.
O Rally do Vinho será composto de dois dias de provas. Na sexta-feira, a partir das 20 horas, será realizada a largada promocional na Rua Marechal Floriano, no centro de Bento Gonçalves. No sábado os inscritos largarão às 10 horas para cumprirem seis Especiais cronometradas, totalizando 96,5 km. No domingo, novamente largando a partir das 10 horas no Parque da Fenavinho, os concorrentes disputarão cinco Especiais, com 49,5 km no total. Às 15 horas, o público vai poder ver de perto o desempenho dos carros no Super Prime, num circuito de asfalto de 2,9 km no perímetro do Parque de Eventos.
Programação do Rally do Vinho:
31/3 – 8h00 às 13h00 – Reconhecimento das Especiais
01/4 – 08h00 às 13h00 – Reconhecimento das Especiais
01/4 – 14h30 às 16h00 – Shakedown
01/4 – 18h00 – Briefing – Auditório do Parque da Fenavinho
02/4 – 10h00 – Largada
02/4 – 19h00 – Divulgação do Resultado do dia
03/4 – 10h00 – Largada
03/4 – 15h00 – Super Prime – (Circuito de Asfalto – Parque da Fenavinho)
03/4 – 17h00 – Pódium
Calendário do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade
03 de abril – B.Gonçalves (RS)
15 de maio – Curitiba (PR)
26 de junho – B.Gonçalves (RS)
23 de julho – Tijucas (SC)
28 de agosto – Porto Real (RJ)
17 de setembro – Ouro Branco (MG)
08 de outubro – Atibaia (SP)
11 de dezembro – Cascavel (PR)