Helena Deyama vence o Raid do Batom

Em uma prova com médias de velocidade mais altas do que as competidoras estavam acostumadas, a vitória da 18ª edição do Raid do Batom ficou com Helena Deyama, piloto acostumada com as altas velocidades dos ralis cross country. Junto com a navegadora Andréa Quintal, sua parceira na temporada 2005, Helena conquistou o tetracampeonato da prova – Andréa venceu a prova pela segunda vez. O raid reuniu 95 carros, recorde de inscritos pelo terceiro ano consecutivo.

A dupla não teve dificuldades para percorrer os 130 quilômetros de trilha, que passou pelas cidades de Mairiporã, Nazaré Paulista, Joanópolis e Piracaia. A represa de Nazaré garantiu o belo visual da prova, que teve grande parte do percurso beirando suas águas, em trilhas estreitas, com muitas erosões. A facilidade das campeãs pode ser comprovada pelo número de pontos perdidos: Helena e Andréa terminaram com apenas 133 pontos, enquanto a segunda dupla perdeu 3969 pontos.

“Estou muito feliz, pois precisava ganhar este raid. Como tenho compromisso com a Goodyear de participar de várias provas, com esta vitória no Raid do Batom, garantimos nossa inscrição para o Rally Mercosul. A prova foi muito boa, como gosto de velocidade, adorei as médias mais altas”, comemorou Helena, que depois da premiação partiu para Piracicaba, onde disputa a primeira etapa do Campeonato Paulista de Cross Country, neste domingo.

Andréa também estava muito feliz com a primeira conquista de 2005 ao lado da amiga. “Em 2003 a Helena ganhou o Batom, no ano passado eu ganhei e desta vez ganhamos juntas. Estou contente com a parceria e por poder acompanhar a Helena nesta temporada. Serão muitas provas e começar ganhando é um incentivo a mais. A navegação do raid estava tranqüila, a planilha perfeita. Não tive dificuldades nem nos laços, pois eles eram bem extensos e não tinha como o navegador se confundir”, disse Andréa.

Quem não está acostumado com as altas velocidades sentiu bastante o aumento das médias do Raid do Batom. Este foi o caso da dupla campeã da categoria mista, Luís Fernando Schubert e Flávia Rascassi. Os dois sempre participam das provas organizadas pelo Jeep Clube do Brasil, em parceria com a Mesa Quatro Comunicações, e apesar de já terem vencido um Raid de Inverno (em 2003) nunca tinham conquistado o título do Batom.

“A trilha estava perfeita, a planilha também muito bem feita, todas as referências bateram. A parceria com a Totem deixou a prova mais profissional e isso é muito bom. Só achei a velocidade alta para um Raid do Batom. O Lufi (Luís Fernando) adora correr, mas achei a prova um pouco rápida”, disse Flávia, que há oito anos navega para o namorado.

Helena Deyama, apesar de gostar de correr, concorda que a prova foi rápida, mas observou que mesmo assim a competitividade das mulheres não mudou. “A organização não pode menosprezar as mulheres. Nesta prova, a mulherada mostrou que é capaz de vencer os obstáculos sem a ajuda dos homens. O Raid do Batom não pode ser muito fácil, pois todas querem sentir as emoções de sair de uma erosão, de passar em um atoleiro. Outra grande idéia foi o trekking, que integra os competidores. Ao invés de chegarmos, comermos e ficarmos sentadas esperando os resultados, fomos caminhar e fazer novas amizades”, elogiou Helena.

Antes da premiação da prova, os participantes conheceram o vencedor do concurso de carro mais bem decorado com o tema “Dia Internacional da Mulher”. Pelo segundo ano consecutivo, o casal Anderson Camasão e Adriana Brunieri levaram o prêmio, que desta vez foi R$ 300,00 em produtos da Griffe Jeep Clube do Brasil. O Troller da dupla, que desta vez teve a ajuda do amigo Fernandes Pereira Jardim, foi “transformado” em um salão de beleza.

Na noite de quinta-feira, na largada promocional, no capô do carro um manequim representando uma mulher estava sentado como se estivesse fazendo as unhas e arrumando os cabelos. Ao lado, vários cosméticos e objetos utilizado pelas mulheres nos salões, como batons, escovas, pentes, perfumes.

“Mais uma vez pensamos em alguma coisa que tivesse tudo a ver com o universo feminino. No ano passado foi um fogão e desta vez um salão de beleza. Que mulher não gosta de se cuidar?”, contou Anderson, que ficou em sexto na categoria mista.

Resultados

Categoria Feminina

1) Helena Deyama/Andréa Quintal – 133 pontos perdidos

2) Mônica Cantarero/Alessandra Souza – 3.969 pp

3) Sandra Regina Andrade/Marjorie de Andrade Ricciardi – 9.685 pp

4) Marina Barros/Cristina Putz – 13.633 pp

5) Elizete Dessen/Cristiane Rodrigues – 13.644 pp

Categoria Mista

1. Luiz Fernando Schubert/Flávia Rascassi – 146 pontos perdidos

2. Marilurdes Bettanzos/Paulo Ferreira – 491 pp

3. Marco Antonio Pinto/Teresa Cristina Pinto – 641 pp

4. Rafael Gimenes/Gabriela Gimenes – 916

5. Eduardo Bolognani/Silvia Bertini – 1.338 pp

O 18º Raid do Batom teve organização do Jeep Clube do Brasil em parceria com a Mesa Quatro Comunicações. O patrocínio foi de Bardahl e Goodyear.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.