A Nissan irá interromper as atividades do Nissan Rally Raid Team. A decisão, anunciada hoje, conclui a experiência bem-sucedida de três anos no rally Dakar, nas temporadas de 2003 a 2005.
“Competir no Dakar possibilitou à marca demonstrar a força e expertise em tecnologia para 4×4 e durabilidade off-road”, comentou Brian Carolin, vice-presidente sênior de Marketing e Vendas da Nissan Europa, que gerencia um dos maiores mercados globais de SUV e 4×4. “Nosso foco será direcionado para ações de comunicação mais diversificadas para dar apoio ao cronograma de lançamentos previstos para os próximos três anos.”
A Nissan retornou ao Dakar em 2003 com a Nissan Pickup. Nas últimas três edições da competição, provou ser uma participante forte e competitiva, vencendo etapas com regularidade e completando as provas em boas posições. Além disso, a experiência acumulada no Dakar foi usada para impulsionar a Nissan em vitórias como as de Baja Portalegre, no circuito europeu, ou em Marrocos e Turquia.
De agora em diante, os esportes automotivos da Nissan na Europa ficam sob o controle da NISMO (Nissan Motorsports International — braço global da Nissan para esportes automotivos e engenharia de performance, criado em 1984). Em outros eventos de rally, carros da Nissan continuam ativos em equipes particulares, algumas das quais irão receber suporte técnico da empresa.
A Nissan iniciou o processo de diversificação de sua linha de produtos na Europa, com previsão de lançamento de dez novos modelos nos próximos três anos. Entre eles, há carros de passeio, utilitários esportivos 4×4 e crossover.