Neste sábado, às 7 horas da manhã, começa a 18ª edição Raid do Batom, prova de regularidade para veículos 4×4, criada para homenagear as mulheres. Desta vez, serão cerca de 130 quilômetros de trilhas pelas cidades de Mairiporã, Nazaré Paulista Joanópolis, Extrema (MG) e Piracaia, local da chegada, na sede de Campo do Jeep Clube do Brasil, organizador do evento, em parceria com a Mesa Quatro Comunicações.
A organização levantou uma trilha de nível médio de dificuldade e espera que os competidores façam a prova em sete horas. “Se chover, tudo fica mais difícil, mas os menos experientes não precisam se preocupar, pois nos pontos mais críticos haverá equipe de apoio que não deixará ninguém ficar no meio do caminho”, diz Gerson Rodrigues, diretor da Mesa Quatro Comunicações.
A novidade desta edição é a prova de trekking, que será realizada na chegada da prova, já na sede da entidade. Enquanto aguardam a apuração dos resultados e a preparação do churrasco, todos poderão caminhar dois quilômetros. O vencedor do concurso de carro mais bem caracterizado com o tema “Dia Internacional da Mulher” será conhecido na festa de premiação e ganhará R$ 300,00 em produtos da Griffe Jeep Clube do Brasil.
Com a intenção de dar espaço às mulheres dos jipeiros que sempre assistiam às competições off road, em 1987, foi criado o Raid do Batom. Até 1998, somente elas podiam percorrer as trilhas da prova, mas a pedido das próprias competidoras a organização permitiu a entrada dos homens, como navegadores ou pilotos, sendo obrigatória a presença de uma mulher em uma destas funções. Assim a prova tem duas categorias, a feminina (só mulheres no carro) e a mista. A melhor dupla na categoria feminina em 2005 será premiada com uma inscrição para o II Rally Mercosul, que acontecerá entre os dias 15 e 24 de abril, cujo valor da inscrição é de R$ 3.500,00.
Mulheres de várias idades e profissões, como paisagistas, publicitárias, designers e estudantes, entre outras, disputam tanto a prova quanto o concurso, que premia o carro mais bem caracterizado com o tema “Dia Internacional da Mulher”. A exibição dos carros fantasiados acontece na noite desta quinta-feira, junto com a vistoria dos veículos, o sorteio do número de porta (que determina a ordem de largada da prova) e a largada promocional. No ano passado, a dupla Patrícia Talala e Laurita Cravo fantasiou o carro de ratinha, a Xaropinha (a versão feminina do rato Xaropinho, personagem do Programa do Ratinho, no SBT).
O Jeep Clube do Brasil promove ações sociais em todos os eventos que organiza. Nos raids, os competidores inscritos têm de doar alimentos não perecíveis ou produtos de higiene pessoal e limpeza, conforme determina a organização da prova, que serão entregues a instituições de caridade escolhidas previamente. O participante que não levar os produtos paga uma taxa, que também é destinada à instituição.
O 18º Raid do Batom é organizado pela Mesa Quatro Comunicações, em parceria com o Jeep Clube do Brasil. O patrocínio é de Goodyear e Bardahl.