Paris-Dakar: 200.000 espectadores aplaudem seus ídolos

200.000 pessoas assistiram a etapa desta sexta-feira, dia 31 de dezembro, na praia de Castelldefelds, em Barcelona, na Espanha. 463 veículos largaram no primeiro dia do Rally Paris-Dakar 2005, sendo 230 motos, 164 carros e 69 caminhões. David Fretigné venceu a especial de 6 quilômetros nas motos, em quatro rodas Robby Gordon conquistou a primeira vitória de um americano no Dakar e na categoria peso-pesado o primeiro colocado foi o holandês Bekx.

A Yamaha de David Fretigné (n° 12) já havia dado amostras de sua competitividade na edição passada do Dakar quando ganhou algumas especiais rápidas, em Narbonne e Castellon. E também como em 2004, Cyril Despres foi o único piloto capaz de seguir o seu ritmo. “O importante para mim era fazer bem esta etapa, sem levar nenhum tombo. Fui bem cuidadoso pois a especial não era fácil. A areia era bem fofa”, explicou Fretigné no final da especial.

Infelizmente, nem todos os competidores tiveram a mesma sorte de Fretigné, como a equipe KTM. Alfie Cox (KTM n°3) sofreu uma queda e começou o rali com o ombro dolorido, chegando no 49º lugar. E Giovanni Sala (KTM n°14) cruzou a linha de chegada empurrando a sua moto devido um problema mecânico.

Nos carros, Robby Gordon (VW n°317) entrou para a história do rali como sendo o primeiro americano a vencer uma especial. Chuck Steqrns ganhou 8 etapas na categoria Motos nos anos 80, seguido de Laporte no Rally Paris El Cabo em 92, mas ninguém havia ganho em quatro rodas. “Estava muito nervoso na saída mas no final deu tudo certo. Para mim foi uma honra correr aqui”, contou.

A competição entre os caminhões começou com a vitória de Hans Bekx (DAF n°524), na frente de Firdaus Kabirov (KAM n°520).



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.