Começa nesta sexta-feira, a 27ª edição do maior e mais perigoso rali do mundo, o Paris-Dakar, na cidade catalã de Barcelona, Espanha. A caravana, que conta com 695 veículos, já está pronta para a aventura. Entre 230 motos, 165 carros e 70 caminhões estão os brasileiros Jean Azevedo, a dupla Klever Kolberg/Lourival Roldan e o trio André Azevedo/Luiz Azevedo/Mira Martinec representando a equipe brasileira Petrobras Lubrax. Na equipe de apoio são 230 veículos contando o caminhão dos mecânicos brasileiros Geraldo Lima (moto) e Ronaldo Pinto (caminhão).
Na etapa desta sexta será realizado um prólogo atípico. Fora definir a ordem de largada do dia seguinte, os tempos atingidos servirão também para entrarem na conta da classificação geral acumulada. Os competidores realizarão um deslocamento de 27 quilômetros e iniciarão uma especial (trecho contra o relógio) de 6 quilômetros. Ao final, percorrerão 17 quilômetros até chegarem ao Parque Fechado.
Horários:
Saída da Plaza de Espanya: 10h45 (7h45 horário Brasília) a primeira moto e
13h (10h horário Brasília) o primeiro carro
Largada da especial: 11h35 (8h35 horário Brasília) a primeira moto e 13h50 (10h50 horário Brasília) o primeiro carro
O time brasileiro está confiante. Esta será a sua 18ª participação na prova. Segundo Klever Kolberg, piloto do Mitsubishi Pajero Full, a equipe está querendo reprisar o resultado de 2003, quando todos os integrantes subiram ao pódio. Até então, fato inédito na história do Dakar.
Os Brasileiros
Jean Azevedo – motocicleta KTM 700 – número 25
Klever Kolberg/Lourival Roldan – carro Mitsubishi Pajero Full – número 339
André Azevedo/Luiz Azevedo/Mira Martinec – caminhão Tatra – número 518