Foi uma longa espera. Depois de meses negociando e montando o carro a distância, Klever Kolberg e Lourival Roldan finalmente conheceram o Mitsubishi Pajero Full 3.8 V6 que os levará pelos 8.956 quilômetros entre Barcelona e Dakar. Na tarde desta terça-feira, a Ralliart desembarcou em peso na Espanha. Foram apresentados os carros dos brasileiros e das outras oito duplas que usarão os serviços da preparadora alemã. “Fico mais tranquilo vendo o carro aqui, na minha frente, podendo tocar nele”, disse Kolberg que logo sentou no banco do Pajero. Roldan também assumiu o seu posto e montou o hodômetro, trazido do Brasil. “Confio mais em um produto que já conheço”, explicou o navegador. Apesar de só ter dois dias para conhecer o Pajero antes da largada, Kolberg está tranqüilo. “O carro foi construído por umas das mais conceituadas preparadoras do mundo. Fizeram o melhor. Eu vou me adaptar rapidamente”, garantiu o piloto, que participa do Dakar pela 18a vez
A experiência e os bons resultados – em 2002, por exemplo, Kolberg foi 8º colocado na classificação geral –, renderam ao piloto um convite da Ralliart para pilotar um dos oito carros desenvolvidos na Alemanha especialmente para o Dakar 2005. “É o melhor carro que eu já tive nas mãos”, garante Kolberg. Segundo o piloto, depois dos carros da equipe oficial, seu Pajero é o mais preparado da prova. “Isto dá muita segurança e confiança, mas a responsabilidade também cresce muito”, diz.
O Mitsubishi da dupla da equipe Petrobras Lubrax tem chassi tubular e carroceria de carbono kevlar. Para equilibrar o centro de gravidade e otimizar a distribuição do peso, o motor foi rebaixado e colocado 90 centímetros para trás em relação ao modelo do Dakar 2004. A transmissão também usa tecnologia de ponta: é seqüencial de seis marchas. A alavanca move-se apenas para frente (para aumentar a marcha) ou para trás (para reduzí-la). “Este sistema facilita as trocas, garante agilidade na pilotagem e as retomadas ficam mais rápidas”, lembra Kolberg. O desenvolvimento do novo pneu, batizado Scorpion Rally, ocorreu no Brasil, levou um ano e consumiu mais de 600 unidades.
Ficha técnica
Mitsubishi Pajero Full 3.8 V6
Motor: gasolina, 3828 cc, 6 cilindros em ‘V’, 24 válvulas
Potência: 260 cavalos
Torque: 38 kgf.m a 3.500 rpm
Velocidade máxima: 180 km/h
Injeção: eletrônica Magneti Mareli
Chassi: tubular
Carroceria: fibra de carbono Kevlar
Tração: permanente nas quatro rodas
Transmissão: seqüencial de seis marchas, sem reduzida
Suspensão: independente nas quatro rodas
Amortecedores: dois Ohlins com mola em cada roda
Pneus: Pirelli Scorpion Rally (com três estepes)
Comprimento: 4.350 mm
Largura: 1.973 mm
Entre-eixos: 2.780 mm
Altura: 1.900 mm
Peso: 1.825 quilos
Tanque de combustível: 480 litros