Barcelona já vive o Dakar

Barcelona começou a viver definitivamente o clima do Rally Paris-Dakar. As nevascas no norte da Espanha perderam força e os veículos começam a chegar à cidade. Nas ruas, competidores circulam pra lá e pra cá atrás dos últimos acertos antes das verificações técnicas. Nos principais hotéis, curiosos começam a se aglomerar para conseguir uma foto ao lado dos pilotos. “Começou a bagunça”, disse o segurança do hotel Catalonia Barcelona Plaza, onde a equipe brasileira está hospedada. Em frente ao hotel, na famosa Plaza de España acontecerá a largada da prova. Dia 31 de dezembro, acontece a primeira etapa: serão 50 quilômetros dentro de Barcelona mesmo.

Para os brasileiros, o dia também é de cuidar dos veículos. Pela manhã, Klever Kolberg e Lourival Roldan foram encontrar o Mitsubishi Pajero Full que os levará pelos 9.856 quilômetros entre a cidade espanhola e Dakar, no Senegal. Na parte da tarde, André Azevedo também vai receber o caminhão Tatra, vindo da República Tcheca. Seu irmão, Jean Azevedo, piloto da moto da equipe, espera para o final da tarde a chegada de sua motocicleta KTM 700, que vem de Paris.

Pela quarta vez, o lendário Rally Paris-Dakar tem sua largada na Espanha. Desta vez, a cidade escolhida pela organização foi Barcelona. Um dos motivos da escolha foi a vitória do piloto catalão Nani Roma, que venceu entre as motos na última edição da prova e que em 2005 competirá na categoria Carros.