Na estréia da Copa Troller na região Sul, três duplas da casa subiram ao pódio da categoria graduados na quinta e penúltima etapa de um dos maiores campeonatos de rali de regularidade do país. Écio Prada e Edson de Souza, de Blumenau (SC), foram os vencedores da prova, que aconteceu neste sábado, em Curitiba. Paulo Vieira e Leandro Ferreira, da capital paranaense, foram os vices, seguidos por Roque Veviurka e Alberto Minski Júnior, de Guarapuava (PR).
As 102 duplas competidoras, divididas nas categorias graduados (37 carros), turismo (42) e expedition (23), enfrentaram cerca de 140 quilômetros de trilhas com características diversas. Apesar do tempo nublado, não choveu na região, mas os pilotos tiveram muitos obstáculos para ultrapassar como estrada de terra batida, erosões, cascalho, lama, mata fechada. Para os navegadores, a planilha tinha referências muito próximas e alguns laços, que confundiram a cabeça dos mais distraídos.
Estreante na Copa Troller, a dupla campeã da graduados ficou surpresa com a vitória. “A prova foi bem organizada, a trilha bem medida, as referências na planilha estavam corretas. Nossa vitória foi uma surpresa, pois não estava com pneus adequados, viemos para a trilha com pneus de passeio”, disse o piloto Écio Prada, dono de uma oficina mecânica e praticante de off road desde 1996.
Juntos há apenas um ano, Écio e Edson gostaram desta etapa da experiência. “Nunca tínhamos participado do campeonato por causa da distância das etapas. Com esta prova aqui em Curitiba ficou mais perto e resolvemos arriscar. A prova foi muito boa, a trilha estava um pouco difícil, com médias de velocidade altas e referências muito próximas, era preciso pensar rápido”, explicou o engenheiro industrial Edson de Souza.
Na expedition, outra dupla do sul e também estreante no campeonato venceu. Os estudantes Alexandre da Silva e André Munhoz, de São Bento do Sul (SC), decidiram participar da prova apenas na quarta-feira meia hora antes do término das inscrições pela internet e tiveram que pegar um hodômetro emprestado para participar da competição.
“Nunca tínhamos feito uma prova de rali de regularidade. Já participei de alguns raids e do rali universitário, mas com esta prova perto de casa, convidei o Alexandre, que tem mais experiência em raids, e nos demos bem”, diz André Munhoz, estudante de economia.
Com esta etapa, a organização da Copa Troller pretendia mesmo atrair para o campeonato pilotos e navegadores da região Sul, que nunca tinham participado da prova devido à grande distância das etapas.
Diversão na trilha
Com a intenção de se divertir, Paulo dos Reis e Estevam de Carvalho acabaram ganhando na categoria turismo. A dupla também se surpreendeu com a vitória e agora quer brigar pelo título na última etapa da Copa Troller Sudeste, que será decidida no dia 27 de novembro, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O piloto Paulo Reis admitiu que estava um pouco distraído no início da trilha. “Começamos mal, estava distraído, mas depois me concentrei, peguei o jeito de novo e fizemos uma boa prova”, conta.
Já o navegador estava bem atento, pois a planilha tinha muitas referências com pegadinhas. Por isso era necessário prestar muita atenção. “A prova foi tranqüila e conseguimos um resultado melhor do que esperávamos. Sou novato em provas de rali e começamos a correr juntos na etapa de Belo Horizonte, depois ficamos dez dias no Rally dos Sertões, o que nos deu uma boa experiência e entrosamento”, diz Estevam, que tem boa expectativa para a etapa de Ribeirão Preto. Afinal, ele é de Sertãozinho e vai correr bem perto de casa.
Para Deco Muniz, diretor técnico das etapas do Sudeste, a prova de Curitiba foi um sucesso graças ao trabalho de toda a equipe e à ajuda do Jeep Clube de Curitiba. “O pessoal da região nos ajudou bastante, tanto no levantamento das trilhas, quanto na prova em si, com a montagem dos 20 postos de controle distribuídos ao longo do percurso”.
Depois de passar, no mínimo, quatro horas na trilha, as duplas puderam descansar e saborear um churrasco na chegada da prova, que foi na Estância Gaúcha Grill Churrascaria, onde também aconteceu a festa de premiação.
Em todas as etapas, os cinco primeiros colocados da graduados e da turismo, além dos três primeiros da expedition, ganham troféus e kits oferecidos pelos patrocinadores. Em novembro, no final da temporada, a Troller sorteará um jipe militar T4-M entre os participantes das categorias graduados e turismo que tiverem passado por mais da metade dos postos de controle dos dois campeonatos (Sudeste e Nordeste) que compõem a Copa.
A Copa Troller 2004 tem o patrocínio máster da Ipiranga, Semp Toshiba e Goodyear, com co-patrocínio de MWM e apoio da Lubrizol do Brasil, Adventure Gears, Unicard (Sudeste), Hipercard (Nordeste) e Nova Schin. A etapa de Curitiba teve apoio da Barão dos Pneus, revendedor Goodyear.
Acompanhe os resultados da Copa Troller 2004 nos programas do Mundial de Rali, aos domingos e quintas-feiras pelo canal AXN. Informações adicionais e imagens para download em alta resolução estão no site oficial www.copatroller.com.br
Resultados da quinta etapa
Graduados
1º Écio Prada / Edson José de Souza – Blumenau (SC) – 24 pontos perdidos
2º Paulo Henrique Vieira / Leandro Macedo Ferreira – Curitiba (PR) – 29 pp
3º Roque Veviurka / Alberto Minski Júnior – Guarapuava (PR) – 30pp
4º Rodrigo Junqueira / Weidner Moreira – Juiz de Fora (MG) – 32pp
5º Carlos Eduardo Gonçalves / Wagner Antonio de Paula – Juiz de Fora (MG) – 35pp
Turismo
1º Paulo Teofilo Soares dos Reis / Estevam Luis de Carvalho – São Paulo (SP) – 37 pontos perdidos
2º Oscar José Schmidt / Mooseli Josué Meira – São José (PR)– 43pp
3º Fernando de Andrade Seixas / Aluisio Ambrosio – Franca (SP) – 53pp
4º Hafiz Gualda Farah / Marcelo Juliani – São Paulo (SP) – 61pp
5º Públio Penna Firme Rodrigues / Silvia Maria Botacini – São Paulo (SP) – 62pp
Expedition
1º Alexandre Antonio da Silva / Andre Lucas Munhoz – São Bento do Sul (SC) – 116pp
2º Luiz Carlos Boebel / Mauri Oládio da Silva Júniro – Joinville (SC) – 566pp
3º Antonio Carlos de Carvalho / Silvana Isgroi Carvalho – São Paulo (SP) – 955pp
4º Antonio Carlos Guerus / Ivan Antunes Santos – Araucária-PR – 3231pp
5º Walter Luiz Küster / Walter Costa Kuster – Curitiba (PR) – 3281pp