Não houve surpresas na terceira etapa da Copa Troller Nordeste 2004, disputada no sábado, em São Luís, no Maranhão. Os líderes da competição confirmaram o favoritismo nas duas principais categorias da disputa: os cearenses Raimundo Tadeu e Luís Távora, na Graduados, e Stélio Marques e Luiz Girão na Turismo. Somente na Expedition (passeio) é que os vencedores não figuraram na liderança geral, os maranhenses Chafi Braide e Andrea Braide. A competição contou com 31 carros, recorde em provas no Maranhão, apesar do problema da ponte que liga a ilha ao continente.
O problema com a ponte acabou mudando a disputa da etapa. Inicialmente, o diretor técnico Arnoldo Jr. iria fazer as trilhas saindo da ilha, o que não pôde acontecer. Mesmo assim, a competição apresentou grande diversidade de terrenos, passando por areia, riachos e trilhas fechadas, exigindo bastante dos competidores ao longo de cerca de 150 quilômetros.
Raimundo e Luiz conseguiram a segunda vitória consecutiva na Copa Troller Nordeste. A dupla, pai e filho conseguiu uma boa performance nas trilhas de São Luís, mesmo não conhecendo o local. “Você tem de se adaptar rápido ao terreno. Felizmente, conseguimos isso e o resultado é muito importante na disputa pelo título”, destacou Raimundo, de 52 anos, e que disputa provas de regularidade há dois anos, sempre ao lado do filho. A dupla somou 41,4 pontos perdidos, contra 57,2 de Andiro Clayton/Kleylson Cidclei, de Mossoró, e 57,9 de Daniel Carvalho/Stanger Wlerson, de Fortaleza.
A vitória de Stélio Marques/Luiz Girão, na Turismo, foi mais tranqüila. Os líderes da categoria fecharam a prova somente com 81,7 pontos perdidos e grande vantagem para os vice-campeões, Benedito Lago e Glauco Costa, ambos de São Luís, que totalizaram 462 pontos. A dupla Felipe Martins/Marília Barbosa, também de São Luís, terminou na terceira colocação, com 573,6 pontos.
A categoria Expedition foi a mais equilibrada. Tanto assim, que duas duplas empataram na primeira colocação: Chafi Braide/Andrea Braide, e Marcos Tadeu/Maria Cristina, as duas do Maranhão, com 3,271,6 pontos. O terceiro lugar foi da dupla paraibana Agripino Elias/Maria Helena, com 3905,8 pontos.
Os cinco melhores de cada categoria foram os seguintes: Graduados – 1º – Raimundo Tadeu e Luiz Távora (Fortaleza) – 41,4 pontos; 2º – Andiro Clayton e Kleylson Cidclei (Mossoró) – 57,2; 3º – Daniel Carvalho e Stanger Wlerson (Fortaleza) – 57,9 ; 4º – Fernando Gomes e Wagner Silva (São Luís) – 113,2 ; e 5º – Manoel Alencar e Gil Alencar (São Luís) – 151,8; Turismo – 1º – Stélio Marques e Luiz Girão (Fortaleza) – 81,7; 2º – Benedito Lago e Glauco Costa (São Luís) – 462,0 ; 3º – Felipe Martins e Marilia Barbosa (São Luís) – 573,6; 4º – Giordarno Matos e Gilson Matos (Teresina) – 1081,9; e 5º – Kleber Leite e Kepler Leite (Fortaleza) – 1285,6; Expedition – 1º – Chafi Braide e Andrea Braide (São Luís) – 3.271,6; 2º – Marcos Tadeu e Mara Cristina (São Luís) – 3271,6; 3º – Agripino Elias e Marina Helena (João Pessoa) – 3905,8; e 4º – Marcelo Sarney e Célia Renata (São Luís) – 8311,0.
No final da temporada, em dezembro, a Troller oferecerá um Jeep Militar T4-M aos concorrentes das categorias Graduados e Turismo, que tiverem passado por mais da metade dos Postos de Controle dos dois campeonatos que compõem a Copa. Após São Luís, a Copa Troller Nordeste ainda terá provas em Natal (RN), dia 16 de outubro, e Fortaleza (CE), em 6 de novembro.
A Copa Troller 2004 tem o patrocínio master da Ipiranga, Semp Toshiba, Goodyear e Tecmes/Cathia, com co-patrocínio de MWM e apoio da Lubrizol do Brasil, Adventure Gears, Unicard (Sudeste), Hipercard (Nordeste) e Nova Schin.