A Porsche Cup C6 Bank conclui neste sábado, em grande estilo, a temporada do seu vigésimo aniversário. A categoria dos carros de corrida mais produzidos no planeta já contabilizava, na manhã desta terça-feira, 106 pilotos confirmados para o último encontro do ano. Além da corrida de 500 km, a mais longa da temporada e responsável por definir o Endurance Challenge, a Trophy, classe de entrada, também realiza sua prova final. Ao fim da intensa programação deste sábado, serão conhecidos todos os campeões de 2025 – e alguns títulos seguem em aberto.
Na Carrera, a dupla do carro #544, Felipe Fraga e Marçal Müller, foi dominante ao longo do ano, vencendo todos os segmentos do calendário. Na sequência aparecem Matheus Comparatto, único piloto sul-americano entre os 12 finalistas do Porsche Junior Programme Shootout, e Lucas Salles. Outro atrativo é a definição do campeonato overall, que soma também os pontos do certame de sprint, conquistado por Miguel Paludo no evento suporte da Fórmula 1 há duas semanas.
Na Challenge, o destaque do Endurance é a dupla José Moura Neto e Matheus Iório, seguida por Carlos Ruiz e Carlos Ruiz Jr. No sprint, o campeão é Caio Chaves, que teve desempenho dominante na temporada. Como ele não disputa o Endurance, os favoritos ao título overall passam a ser José Moura Neto e Leonardo Herrmann.
Já na classe introdutória, a Trophy, que terá sua última prova no sábado, às 10h, o campeonato aponta Denis Ferrer na liderança, seguido por Neto Carloni e Pedro Villela.
Tradicionalmente, a corrida de 500 km encerra de forma apoteótica o calendário da Porsche Cup C6 Bank. A expectativa é de um espetáculo à altura dos diversos recordes estabelecidos ao longo do ano, nesta que foi a temporada mais internacional das mais de duas décadas de história da categoria.
Para o grid da prova final, mais uma vez estarão presentes os principais pilotos regulares, dividindo o asfalto com estrelas de campeonatos nacionais e internacionais. Um atrativo especial é a participação do ator germano-irlandês Michael Fassbender, que forma dupla com o experiente Max Wilson. Fã declarado do automobilismo, Fassbender iniciou sua jornada nas pistas em 2018, pela Porsche Racing Experience, passando pela Porsche Sports Cup e pela European Le Mans Series, até alinhar no grid das 24 Horas de Le Mans 2022, experiência registrada no documentário “Road to Le Mans. The Film”.
Com direito a estrela de Hollywood, os grandes nomes da temporada 2025 e figuras de renome como Rubens e Fefo Barrichello, Nelson Piquet Jr., Caio Collet e Enzo Fittipaldi, a corrida promete fortes emoções.
O treino classificatório ocorre na sexta-feira e tem seu resultado definido pela média das voltas do maior e do menor BOP de cada tripulação. Por ser mais longa, esta prova permite que as equipes se organizem em trios, diferentemente das etapas de 300 km, que admitiam apenas duplas. A corrida de 500 km será realizada no sábado, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pela Band, pelos canais SporTV e pelas mídias digitais oficiais da categoria.
