Werner Neugebauer mostrou que é o piloto das pole-position na temporada 2022 da Porsche Cup. Neste sábado (8), na sessão para a corrida 1 em Goiânia, o piloto fez o melhor tempo para garantir a posição de honra do grid.
A manhã começou com bastante sol, céu limpo e condições firmes na capital goiana. Após as classes Carrera Cup Rookie e Sport irem para o traçado, os titulares da Carrera Cup foram liberados para anotar os tempos.
Então, com a marca de 1min23s304, Neugebauer conseguiu a terceira pole do campeonato. Enzo Elias, postulante ao título, sai em segundo, enquanto Marçal Müller, líder do campeonato, alinha apenas na oitava colocação.
Na classe Sprint Challenge, quem ficou com a posição de honra do grid de saída foi Josimar Junior. Líder, Raijan Mascarello larga em sétimo.
Classificação corrida 1 Carrera Cup da Porsche Cup Goiânia
Diferente da sexta-feira, o sábado amanheceu ensolarado e com temperatura mais quente para as classificações do sábado. Às 9h, os pilotos rookie da Carrera Cup foram liberados para as voltas cronometradas.
Nos primeiros minutos da sessão, Nelson Monteiro aparecia na ponta da folha de tempos com a marca de 1min25s343 em condições de pista seca e, portanto, com chances de baixarem ainda mais.
Dito e feito, a marca mais rápida caiu consideravelmente, mas ainda pelas mãos de Monteiro. Agora, a volta a ser batida era de 1min24s396 com Lineu Pires, segundo, a 0s143 do ponteiro.
Encerrada a tomada de tempos dos rookie, Monteiro ficou com a pole-position, seguido por Pires, Edu Guedes, João Barbosa, Leo Sanchez, Bruno Campos, Gustavo Farah e Paulo Souza completando o grid.
Agora, chegou o momento dos competidores da Carrera Cup classe Sport acelerarem e anotarem as voltas rápidas. No início da sessão, um pedaço do carro de Sanchez havia se desprendido e estava na pista.
Na parte final, Rouman Ziemkiewicz sofreu um susto. O competidor acabou errando e foi parar na área de escape, sujando bastante os pneus de terra e grama, mas conseguiu retomar o traçado para as últimas voltas.
Quem aparecia como o mais rápido do momento era Lucas Salles com a marca de 1min24s142. Seguindo o competidor vinha Georgios Frangulis, Monteiro, Franco Giaffone e Pires completando o top-5.
Bandeira quadriculada e entre Salles, o pole da classe Sport, e Barbosa, nono colocaco, todos os competidores estavam dentro do mesmo segundo.
Liberados para a última fase da classificação, era a vez dos competidores da classe Carrera Cup tomarem o traçado de Goiânia. Com os primeiros giros completados, Enzo Elias a 0s264 de Salles era o melhor entre os competidores.
Os tempos começavam a despencar a medida que os pneus vinham aquecendo e a aderência aumentando. Werner Neugebauer, com 1min23s304, tomou a pole-position provisória a 0s318 de Enzo.
No final da tomada de tempos, a direção de prova indicou punição a Marcelon Hahn por dupla passagem na bandeira quadriculada. Quando o treino é encerrado, os pilotos precisam recolher aos boxes, algo que não fez.
Encerrada a classificação da Carrera Cup e Neugebauer foi quem ficou com a posição de honra do grid de largada. Elias, Rodrigo Mello, Pedro Aguiar e Miguel Paludo completaram o rol dos cinco mais rápidos.
Classificação corrida 1 Sprint Challenge da Porsche Cup Goiânia
Chegou a vez dos competidores da Sprint Challenge fazerem suas voltas rápidas no autódromo goiano. Cada vez mais quente e pista cada vez mais emborrachada, os competidores iriam se aproveitar das condições favoráveis.
Diferente da tomada de tempos da Carrera Cup, as classes Rookie e Sport iriam para a pista ao mesmo tempo para definir as posições. Portanto, assim que os boxes foram liberados, não demoraram a ir para o traçado.
Ainda nos minutos iniciais, Claudio Simão sofreu um pequeno susto. O competidor vinha em giro rápido quando errou e pegou um pouco de terra e grama, mas conseguiu retomar o traçado sem grandes problemas.
Neste ponto, quem estava na primeira colocação era Ramon Alcaráz com a marca de 1min26s953. Logo atrás do ponteiro vinham Guilherme Zanon e Guilherme Bottura, mas as coisas rapidamente estavam mudando.
Quem pulou momentaneamente para o primeiro posto do pelotão foi Josimar Júnior ao fazer 1min26s603, piloto da classe Sport. Da classe Rookie, Zanon era o mais veloz com 0s551.
Bandeira quadriculada e quem ficou com a pole-position da Sport foi Júnior enquanto Zanon sai na frente na Rookie. Nos minutos finais, ainda, Júnior Dinardi escapou e foi para a área de escape, mas logo retomou.
Chegou a vez dos pilotos da Sprint Challenge irem para a pista para as voltas rápidas. Não demorou para que deixassem os boxes assim que a sessão foi liberada em Goiânia.
Nos primeiros minutos, Marcio Mauro teve um momento de má sorte em sua volta rápida. O seu pneu direito traseiro estourou e, com isso, o competidor rodou e foi obrigado a abandonar a sessão.
Neste momento, quem ainda estava na primeira colocação era Júnior. A apenas 0s098 do ponteiro, Marcelo Tomassoni estava em segundo, com Vina Nevez, Urubatan Junior e Bottura fechando o top-5.
Acabada a classificação, o pernambucano Josimar é quem vai largar da pole-position.
