Marçal Müller e Felipe Fraga deram um importante passo em direção ao título da Porsche Endurance 2025. Na classificação desta sexta-feira (21), a dupla conquistou a pole-position para os 500km de Interlagos.
As posições do grid de largada são definidas pela média de ambos os pilotos na tomada de tempos. Então, os competidores do carro #544 fizeram 1min36s027 para ficar com a posição de honra para a última etapa do calendário.
Na classe Challenge, anotando o melhor tempo nos momentos finais, quem sai da primeira posição é Sadak Leite e Fabio Carbone, dividindo a primeira fila com Cecilia Rabelo e Pietro Rimbano.
A largada dos 500km de Interlagos acontece no sábado, 22, às 14h no horário de Brasília.
Saiba como foi a classificação da Porsche Endurance em Interlagos:
Diferente da parte da manhã, a classificação começou com bastante calor e sol brilhando em Interlagos. O termômetro estava em 32ºC com o asfalto chegando a 36ºC e o vento soprando a 8 km/h.
Com os boxes abertos, os competidores logo deixaram o pitlane e começaram as primeiras voltas rápidas. Nisso, Alceu Feldmann Neto era o primeiro a se colocar na ponta, mas logo foi superado por Pedro Boesel com 1min38s649.
Os tempos vinham despencando aos poucos com o relógio rolando no autódromo de Interlagos. Chico Horta vinha puxando os competidores com 1min36s794, seguido por Lineu Pires, Caio Chaves Peter Ferter e Marçal Müller completando as cinco primeiras colocações.
Restando cinco minutos para a bandeira quadricula, Jeff Giassi vinha puxando o ritmo com 1min36s411. Christian Hahn, Chico Horta, Matheus Comparatto, Lineu Pires completavam os cinco primeiros.
Encerrado o primeiro grupo da tomada de tempos da classe Carrera e Alan Hellmeister conseguiu ficar com o melhor tempo. Vale lembrar que a definição do grid é definida pela média dos tempos das duplas.
Iniciada a segunda fase da classificação da classe Carrera da Porsche Endurance em Interlagos. Pilotos já na pista e nos primeiros instantes, os competidores vinham em voltas de instalação antes de abrirem as voltas cronometradas.
Desta leva de competidores, Rafael Martins vinha com o melhor tempo com 1min35s604. Entretanto, na média, quem vinha com a pole-position provisória era Christian Hahn e Felipe Baptista.
A média a ser batida de Hahn/Baptista era de 1min36s433. Thiago Camilo/Nelson Monteiro/Caio Chaves vinham na segunda colocação a apenas 0s067 mais lentos que a dupla da ponta.
Próximo do encerramento da classificação da Carrera, a pole-position mudou para as mãos de Feldmann Neto/Gabriel Casagrande, mas na sequência foi para a dupla Müller/Fraga, líder do campeonato.
Bandeira quadriculada e Marçal e Felipe ficaram com a pole-position dos 500km de Interlagos. A dupla fez uma média apenas 0s031 mais rápida que Hahn e Baptista, segundos colocados.
Chegou a vez dos competidores da classe Challenge deixarem os boxes. Com o cronômetro disparado, logo saíram do pitlane e iniciaram a primeira das duas fases da tomada de tempos.
Com os primeiros tempos feitos no Autódromo de Interlagos, Cecilia Rabelo vinha na primeira posição com a volta de 1min38s638. Gabriel Bandeira vinha logo na sequência da competidora.
A medida que o tempo foi passando, as coisas pouco iam mudando na primeira colocação da tabela, mas as posições mais atrás sofreram alterações. Quem era o segundo agora era José Moura Neto, que com Matheus Iorio, sustentava a liderança da classificação Challenge, ficando assim até o encerramento.
Então, com o segundo grupo liberado na pista, ainda nos primeiros minutos de sessão, um forte acidente. João Gonçalves bateu forte e danificou seu Porsche, precisando interromper com bandeira vermelha a classificação.
Treino recomeçado e restavam pouco mais de 13 minutos para a bandeira quadriculada. Pietro Rimbano e Cecilia Rabelo vinham na pole provisória com média de 1min38s272, com Sadak Leite e Fabio Carbone e Iorio e Moura Neto na terceira colocação.
Ricardo Maurício vinha como o mais veloz desse segundo grupo, mas na média de tempos, Cecilia e Pietro eram ainda os pilotos que sustentavam a primeira colocação, mas agora com Bandeira e Neumann na sequência.
Encerrada a sessão de classificação e no final, as coisas mudaram em Interlagos. Quem garantiu a pole-position para os 500km de Interlagos foram Carbone e Leite, dividindo a primeira fila com Rabelo e Rimbano. Líderes do campeonato, Iorio e Moura Neto largam em quarto.
