Lico Kaesemodel e Marçal Müller são os poles no Velo Città

Grid da Cup tem os dez primeiros dentro do mesmo segundo

A Porsche Império GT3 Cup chega à metade da temporada de sprint no Velo Città, com o grid mais apertado de 2017. Na classe Cup, os dez melhores cravaram voltas dentro do mesmo segundo. Melhor para o atual campeão Lico Kaesemodel, que vai partir da posição de honra graças a um giro 0s018 mais veloz que o do líder do campeonato, Rodrigo Baptista.

Na classe Challenge, Marçal Müller arriscou deixando os pneus zero apenas para o Q2. Funcionou. O gaúcho cravou sua melhor volta segundos antes de uma interrupção do treino com bandeira vermelha, desbancando Eloi Khouri por 0s338.

As duas categorias viram competidores das classes Sport como destaques no top10. Na Cup o melhor representante da divisão de entrada foi Adalberto Baptista, que sai em quarto no geral. Já na Challenge a pole da Sport ficou com Nando Elias, autor da quinta melhor volta no Q2.

A programação deste sábado começa às 10h, com a primeira corrida da Cup. A prova da Challenge está prevista para 11h, com a bateria de grid invertido da Cup largando às 12h30.

A etapa é transmitida ao vivo pelo portal da Porsche Império GT3 Cup, seus canais no Facebook e Youtube e também no portal Grande Prêmio.

 

Cup

Rodrigo Baptista iniciou o quali mostrando velocidade com o carro #3. Ele fez apenas quatro voltas e cravou o melhor tempo da sessão. Logo a seguir, também com quatro voltas ao todo, vieram os bicampeões Ricardo Baptista e Constantino Jr. Miguel Paludo avançou em quarto, mas precisou de uma volta a mais. Adalberto foi quinto.

A surpresa da sessão foi Marcel Visconde, entrando no top10 nos minutos finais do treino, já em sua sexta volta. Tom Valle também se destacou. O competidor do carro #99 atacou bastante as curvas e chegou a escapar da pista, mas saiu da sessão com o 12o tempo no geral e a pole na Cup Master.

Na segunda parte do treino, Rodrigo começou mais rápido novamente. Mas Lico Kaesemodel foi muito preciso e impôs um tempo imbatível, que ficou a apenas um décimo do recorde absoluto dos carros de corrida mais produzidos no planeta no Velo Città, estabelecido pelo piloto consultor Max Wilson nos testes pré-etapa da quarta-feira.

Na segunda fila vão alinhar Miguel Paludo e Adalberto. A seguir, vêm Ricardo Baptista e Constantino Jr. A quarta fila terá Marcel Visconde e Pedro Queirolo, competidores que, em dupla, venceram a primeira prova de endurance da história da categoria. JP Mauro larga em nono, uma posição à frente de Fernando Fortes, líder da Cup Sport e que ficou a 0s940 da marca de Lico.

 

Challenge

Eloi Khouri foi o primeiro a ir para pista e mostrou que não queria nada menos que a pole. Com apenas três voltas, trouxe o carro #21 e de patrocinador novo para os pits na liderança. Marçal passou quase o treino inteiro em segundo, mas perdeu a posição no final para Tom Filho, autor de uma volta muito boa em sua sexta passagem na sessão. Marcus Vario avançou com o quarto tempo e  Rodrigo Mello com o quinto. Em sexto, Nando Elias encabeçou o bloco da Challenge Sport à frente de Pedro Costa e Rouman Ziemkiewicz. Odair do Santos avançou em nono e o décimo posto ficou com Mauricio Salla, que também conseguiu extrair ótimo desempenho com os pneus mais desgastados, registrando sua melhor volta na nona passagem.

No Q2 Eloi novamente abriu os trabalhos no alto da tabela de tempos. Mas Marçal tinha pneus zero –além da estrela de quem liderou 100% das voltas da temporada.

O competidor do carro #544 fechou sua volta imediatamente antes de a direção de prova acionar a bandeira vermelha para resgate do carro de Rouman Ziemkiewicz. Eloi vinha com a melhor parcial do segundo setor, quando teve que abortar o giro pela interrupção do treino. Pior para o piloto do #21 que seu carro não pegou quando o box abriu.

Com a primeira fila definida, a disputa ficou entre Rodrigo Mello, Tom Filho e Marcus Vario pelas posições seguintes. Novamente no fim do treino Tom cravou o terceiro tempo. O ítalo-panamenho veio em quarto.

Nando Elias se intrometeu na disputa e abre a terceira fila, à frente de Mello. Pedro Costa e Rouman saem na quarta fila, com Salla e Odair dos Santos completando o top10.

 

“Ponto de ultrapassagem tem. Tem de ser um pouco arriscado, mas tem. O importante é que a gente começou hoje de manhã com um pneu mais usado. Depois, colocamos o pneu zero e ficamos a dois décimos do melhor tempo. Vimos que estávamos na briga e que o setup era esse. No segundo treino pensei mais na corrida, andei com pneus de 30, 40 voltas e andando com um setup diferente, experimentando, o que foi bem bacana. Depois, tive um problema no Q1, tive um furo no pneu dianteiro, fiquei em oitavo, quase não entrei no Q2. Fiquei assustado, pensei se teria de mudar tudo. Quando viram que era um pneu furado, fiquei aliviado. Foi bacana, a primeira volta foi boa e a segunda é aquela para você arriscar tudo. Graças a Deus, deu certo. Estou muito contente”

Lico Kaesemodel

 

“A tração do carro é muito importante aqui, optei arriscar, fui para uma volta que deu tudo certo e confiei que ela poderia me dar a pole. Acabei não voltando para os últimos seis minutos, e deu certo. Vamos de pole, com a cabeça no lugar. É pensar no campeonato e fazer os pontos”

Marçal Müller



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.