Fittipaldi/Boesel faz volta voadora e é pole da Carrera da Porsche Endurance no Estoril

Enzo Fittipladi e Pedro Boesel é a dupla que vai largar da pole-position da etapa Endurance da Porsche Cup em Portugal. Na classificação feita neste domingo (31) no Estoril, os competidores do Porsche #88 fizeram a média de 1min45s672 para a posição de honra do grid.

Enquanto isso, Alceu Feldmann Neto e Gabriel Casagrande dividem a primeira fila. Marçal Müller/Felipe Fraga, Marco Billi/Gaetano di Mauro e Alan Hellmeister e Miguel Paludo completam as cinco primeiras posições do GP de Cascais. Jeff Giassi/Silvio Morestoni é a pole na Rookie.

A corrida da Porsche Endurance acontece ainda neste domingo, 31, no Estoril, com largada às 10h no horário de Brasília.

Saiba como foi a classificação da Carrera da Porsche Endurance:

Após os treinos livres do sábado, os pilotos começavam o dia do domingo com a classificação. Na região do autódromo, o céu tinha o sol brilhando tímido, mas algumas nuvens carregadas também eram vistas e a pista seguia bastante molhada da forte chuva de mais cedo.

Para a tomada de tempos, os pilotos eram divididos entre dois grupos, com cada um da dupla fazendo suas voltas por 12 minutos e, no final, é feita a média para definir as posições do grid. Primeiro sairiam os Rookie e depois Sport e geral juntos.

Relógio liberado em Portugal e os primeiros competidores já deixavam o pitlane. Para esta parte inicial da sessão, por conta das condições, saíram com pneus de condições molhadas e bastante spray ainda levantava dos carros.

Após os primeiros minutos, os tempos começavam a surgir na tabela e Silvio Morestoni era o mais rápido, mas acabou superado pouco depois por Gabriel Robe, que anotou 1min54s247, tempos bastante superiores aos dos treinos livres do dia anterior.

Nos minutos finais, Rafael Martins assumiu a ponta da tabela batendo o tempo anterior em 0s275 e sendo o único abaixo da casa de 1min54s, com Robe, Leo Reis, Galid Osman e Rafael Reis completando as cinco primeiras posições.

Para esta primeira saída, a maior parte das duplas optou por sair com o piloto com maior BoP, portanto, o mais experiente. É bastante provável que por conta da pista molhada, essa aposta é para que consigam ‘fazer a diferença’.

Encerrada a primeira parte da classificação dos pilotos Rookie e, na sequência, saíram para o traçado os respresentantes das classes Sport e geral da Carrera.

Com os carros já acelerando no traçado, a pista começava a criar os trilhos mais secos. E como os competidores estavam com pneus de pista molhada, os competidores já buscavam as partes mais molhadas do asfalto.

Com pouco menos de sete minutos, cronômetro travado por conta de uma bandeira vermelha, mas sem explicações em um primeiro momento. Nelsinho Piquet saltou para a ponta geral com 1min53s284, com Marcos Regadas, Miguel Paludo e Bernardo Sousa também haviam feito volta rápida.

Sessão retomada e houve um acréscimo de três minutos por conta do tempo parado. Sem perder tempo, assim que os boxes foram abertos, os competidores logo partiram para essa reta final.

Obviamente, os tempos começaram a aparecer e despencar na tabela. Nelsinho vinha em primeiro com 1min52s035, seguido por Gabriel Casagrande.

Nos instantes finais, a ordem na pista era Gaetano di Mauro como o mais rápido com 1min50s589, seguido por Nelsinho, Enzo Fittipaldi, Casagrande e Rafael Suzuki completando as cinco primeiras colocações.

Com 1min49s819, Enzo Fittipaldi, que está estreando na Porsche, fez o melhor segundo setor de todo o treino e consegue uma volta 0s7 mais rápido que Di Mauro. O competidor está fazendo dupla com Pedro Boesel.

Relógio liberado para a segunda parte da sessão da classificação da Rookie e ainda nos primeiros minutos, um grande revés para a dupla de Rafael Martins. Leo Sanchez escapou e sofreu uma forte batida, danificando bastante o carro e trazendo uma bandeira vermelha.

Treino recomeçado no Cascais e os competidores estavam na pista para fazerem as médias da classe Rookie. Com 1min41s722, Nicolas Costa se colocou na ponta, com Jeff Giassi e Bernardo Pinheiro na sequência. Entretanto, na média, Giassi/Morestoni estando na pole provisória.

Bandeira quadriculada no Estoril e Jeff e Silvio comemoram a posição de honra do grid com a média de 1min48s865. Edu Menossi e Leo Reis é a dupla que fecha a primeira fila da classe.

Agora, os competidores da Sport e Carrera geral vinham para a pista para fazer as médias e, assim, definir o grid definitivo. Ainda, os pneus estavam liberados para slick.

Sergio Ramalho vinha com o melhor tempo de 1min41s084 e com média de 1min47s8, vinha com Josimar Junior com a posição de honra desse primeiro momento.

Na pista, Alan Hellmeister vinha como o mais rápido com 1min40s159, mas na média geral, Suzuki/Lucas Salles vinha na primeira colocação, mas logo foi batida por Boesel/Fittipaldi, com 1min45s472.

Restando pouco mais de dois minutos, a ordem das médias era Pedro/Enzo na pole, seguido por Felipe Fraga/Marçal Müller – Fraga era o mais rápido na pista com 1min39s513.

Bandeira quadriculada e Enzo Fittipaldi e Pedro Boesel ficam com a pole-position da Carrera. Alceu Feldmann Neto e Gabriel Casagrande, Marçal e Fraga completam o top-3.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.