Em uma corrida que produziu sete bandeiras amarelas por 35 voltas e deixou 21 caminhões no final, Johnny Sauter manteve Justin Haley por 0,98 segundos no Daytona International Speedway para vencer o NextEra Energy Resources 250 de sexta-feira, a abertura da temporada da NASCAR Camping World Truck Series.
Sauter pegou a liderança do pole, David Gilliland, na volta 92 de 100 e ficou à frente o resto do caminho. A vitória foi a terceira de Sauter em Daytona e 18ª da sua carreira.
O campeão de 2016 dedicou a vitória ao seu chefe de equipe, Joe Shear, cuja esposa, Chandra Shear, faleceu em dezembro. O desempenho da corrida do piloto e dos mecânicos foi impecável.
“Eu senti como se estivéssemos executando perfeitamente”, disse Sauter. “Eu nem me lembro da ultrapassagem para a liderança. Tivemos uma boa posição na pista e perdemos algumas vezes. Estou tão agradecido por pilotar este caminhão. Este é o melhor grupo de pessoas que já estive, e é ótimo começar a temporada desta forma.
“Eu simplesmente me senti confortável hoje e nem sei por que. Eu não tinha um nervo. Eu simplesmente senti que esse era o nosso dia”.
Quando viu Sauter perto da vitória, Shear foi dominado pela emoção.
“Isso é muito, muito, muito especial”, disse Shear. “Eu não sei se muitas pessoas sabem, mas perdi minha esposa em dezembro. Ela está olhando para nós. Ela era apaixonada por correr tanto quanto eu.
“Ela estava olhando sobre nós e nos ajudou a ganhar essa vitória. E eu estou tão agradecido por estar na posição em que estou e ter essas pessoas à minha volta. Isso significa muito. Nunca vou esquecer”.
Haley tinha a liderança para a relargada na volta 87, mas entregou-o a Gilliland na volta 91. Uma volta depois, Sauter passou Gilliland pelo primeiro lugar. Uma volta depois disso, Gilliland bateu no muro externo na aproximação da Curva 1 e trouxe seu carro para o pit-lane, terminando em 21º, quatro voltas atrás.
“Essas últimas voltas foram loucas”, disse Haley. “Eu finalmente me arrastei um pouco lá na última volta, e não havia muita energia no lado alto”.
O veterano Joe Nemechek chegou em terceiro, seguido de Ben Rhodes e Scott Lagasse Jr., que pegou a bandeira branca em segundo lugar, mas não conseguiu montar uma carga contra a Sauter na última volta.
John Hunter Nemechek não foi tão bem-sucedido. Depois de liderar uma relargada na volta 70, ele pegou um esfregaço de pneus tentando bloquear uma aproximação de Ben Rhodes no lado de fora, e na volta 73, seu pneu traseiro direito explodiu, rasgando completamente a roda inteira e desencadeando um acidente envolvendo sete caminhões, que nocauteou Brett Moffitt, Stewart Friesen e Myatt Snider.
Grant Enfinger terminou em sexto, à frente de Spencer Davis, Dalton Sergeant, Jordan Anderson e Justin Fontaine. Matt Crafton, bicampeão da série, fazia parte de um acidente de cinco caminhões na volta 82 e terminou em 19º no seu fortemente danificado ThorSport Racing Ford No. 88.
