Após corrida muita confusa e cheia de acidentes, o piloto Ricky Stenhouse Jr., autor da pole position, superou Kyle Busch no fim para vencer pela primeira vez na NASCAR.
Confira os detalhes de como foi a corrida
A prova começou com Ricky Stenhouse Jr. mantendo a ponta após largar na pole position. A primeira bandeira amarela da prova foi acionada na 17ª volta, quando Kyle Larson, líder do campeonato, acertar o muro e abandonou. Os líderes foram aos boxes e Clint Bowyer assumiu a liderança, seguido por Kevin Harvick e Brad Keselowski. Stenhouse Jr. perdeu posições depois de um péssimo trabalho na parada e retornar fora dos dez primeiros colocados. A corrida foi reiniciada na 21ª volta, com Bowyer como primeiro depois de ter feito uma boa parada nos boxes e retornando na primeira colocação, mas vinha muito pressionado por Keselowski e Harvick, que cruzou a linha de chegada em primeiro na 24ª passagem. A prova seguiu e Kyle Busch assumiu a liderança na 28ª volta, sendo superado pouco depois por Keselowski. Após ter perdeu a liderança lá no início da prova em Talladega, Stenhouse Jr, voltou para a disputa, como também Joey Logano. Já Kyle seguia pressionando Keselowski, que conseguiu se manter em primeiro lugar para vencer o primeiro segmento.
Após a rodada de paradas nos boxes já pelo segundo segmento, Danny Hamlin fez bom pitstop e assumiu a liderança, seguido por Martin Truex Jr., Kyle Busch, Stenhouse Jr., e Joey Logano. Harvick, por sua vez, voltou aos boxes após reclamar de vibração em seu carro. A prova foi reiniciada na volta 63, com Hamlin liderava o pelotão, com Kyle Busch na segunda posição e Keselowski em terceiro lugar. Os três, na verdade, permaneceram juntos por quase todo o período, logo à frente de Chase Elliot, Truex Jr., Jamie McMurray e Bowyer. Isso com 43 para o fim do estágio dois. Após 17 voltas na liderança, Hamlin viu Busch assumir a liderança da prova na volta 79, mas o campeão de 2015 viu a bandeira amarela ser acionada três passagens depois, graças a um pneu furado no carro de Reed Sorenson, que parou no muro.
Nos boxes, Buschinho foi para a ponta dos pilotos que fizeram o pitstop, mas quem liderava era Trevor Bayne. A relargada aconteceu no giro 87, restando 23 voltas para o fim do segundo segmento. Ryan Newman, David Ragan e Ty Dillon – ainda não tinham feito suas paradas. Newman, então, não demorou e assumiu a ponta. Mas os pilotos que tinham feito suas trocas aos poucos se recuperavam terreno e não demorou para Hamlin logo reaparecer na frente, depois de superar Bowyer, agora o segundo colocado, e Joey Logano. O segmento seguiu para o final e Matt Kenseth foi aos boxes restando três voltas. A segunda rodada terminou com vitória de Hamlin, seguido por Harvick, Blaney, Truex Jr. e Johnson.
A prova partia para o terceiro e definitivo segmento com Matt Kenseth fazendo a parada antes e voltou na liderança da corrida, mas acabou superado logo no início por Hamlin e um rápido Keselowski. Os dois então disputaram a ponta lado a lado por algumas voltas. Depois, Harvick e Johnson entraram na briga e passaram a disputar a liderança. Faltando 45 voltas para o final da corrida, os primeiros carros foram aos boxes, incluindo Johnson, Elliott, Menard, Earnhardt Jr e McMurray. Depois, foi a vez de Hamlin, Kenseth, Kyle Busch e Austin Dillon. Com isso, formou-se um bloco num total de 15 carros na volta da liderança, com Logano, Keselowski e Kyle Busch. O piloto do carro #18 acertou na estratégia e assumiu a ponta quando todos os carros realinharam no mesmo bloco, com Hamlin, Truex Jr, Erik Jones e Kahne na lista dos cinco primeiros colocados neste momento.
Mas houve um momento crucial, faltando 20 voltas para o fim, onde teve 16 carros envolvidos na batida que provocou uma bandeira vermelha. Tudo começou com AJ Allmendinger na entrada da reta oposta. O carro #47 já vinha empurrando Chase Elliott, até o toque. No momento da batida, Elliott rodou, bateu no muro e ainda foi atingindo por Logano na sequência, que vinha logo atrás da dupla. Allmendinger também sofreu uma segunda batida e acabou capotando. Outros 13 pilotos acabaram se envolvendo, pelo fato de não conseguiram desviar da confusão, entre eles Danica Patrick, que bateu forte no muro pelo lado de dentro do oval. Felizmente, todos saíram sem ferimentos.
A prova recomeçou restavam 15 voltas para o fim. Dale Earnhardt Jr que vai aposentar da NASCAR no final desta temporada, ficou lento na pista, enquanto isso Buschinho manteve a primeira colocação. A prova teve bandeira amarela na volta 178, quando Landon Cassill bateu no muro. O grupo dos cinco primeiros contava com: Kyle Busch, Jimmie Johnson, Ricky Stenhouse Jr., Kasey Kahne e Jamie McMurray. A largada teve reinicio na volta 181, com o piloto do carro 18 seguindo na frente, contendo os ataques de Johnson e Stenhouse. Não demorou e a direção de prova acionou outra bandeira amarela quando restavam apenas três voltas para o final, após Michael McDowell tocar Ryan Newman, que atravessou a pista e bateu no muro interno da pista. Na última relargada, Stenhouse Jr. partiu com tudo para cima de Kyle Busch, conseguindo fazer a ultrapassagem na abertura da última volta. Jamie McMurray ganhou muita velocidade e assumiu a segunda posição. No fim, Ricky Stenhouse Jr. conquistou a vitória por apenas 0s095 de frente para McMurray e comemorou o primeiro triunfo correndo pela NASCAR, em Talladega.
