Shane Van Gisbergen mostrou mais uma vez por que se tornou a grande referência da NASCAR em circuitos mistos. O neozelandês de 36 anos venceu neste domingo (10) o GP de Watkins Glen, conquistando sua quarta vitória em traçados desse tipo na temporada 2025 da NASCAR Cup Series — e a segunda com mais de 10 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.
O piloto da Trackhouse Racing liderou 38 das 90 voltas, incluindo as 17 finais, cruzando a linha de chegada 11,116 segundos à frente de Christopher Bell, da Joe Gibbs Racing. Van Gisbergen, campeão múltiplo da Supercars australiana, igualou o lendário Dan Gurney ao conquistar suas cinco primeiras vitórias na Cup Series todas em circuitos mistos — e fez isso no mesmo fim de semana em que renovou seu contrato com a equipe por vários anos.
“É muito bom vencer aqui depois de ter ficado em segundo no ano passado”, disse Van Gisbergen. “O carro estava incrível. Mais uma vitória. Incrível.” O piloto destacou também o clima especial do momento: “É o tipo de coisa com que você sonha. Sou um cara de muita sorte por pilotar para pessoas tão incríveis. O dia foi perfeito.”
Em sua primeira temporada completa na categoria, Van Gisbergen venceu também no México, em Chicago e em Sonoma, estabelecendo o recorde de vitórias de um estreante e igualando Denny Hamlin como o maior vencedor do ano até agora.
Christopher Bell, que ultrapassou Chris Buescher na última volta para ficar com o segundo lugar, reconheceu a superioridade do rival. “Foi um bom dia, mas levamos um banho do carro 88. Essa equipe realmente está no ponto”, afirmou.
Buescher, vencedor de Watkins Glen em 2024, completou o pódio e manteve-se na zona de classificação para os playoffs, 34 pontos à frente do companheiro de equipe na RFK Racing, Ryan Preece. “Tínhamos um carro rápido e aproveitamos para marcar pontos no primeiro estágio. Mas no final perdi rendimento depois de disputar posições de forma mais dura”, explicou.
O líder do campeonato, William Byron, terminou em quarto, ampliando sua vantagem sobre Chase Elliott para 42 pontos, após o 26º lugar do companheiro de Hendrick Motorsports. Chase Briscoe fechou o top-5, seguido por Ryan Blaney, Daniel Suarez, Bubba Wallace, Tyler Reddick e Ross Chastain.
Com apenas duas etapas restantes na temporada regular — Richmond e Daytona — 13 pilotos já garantiram vaga nos playoffs com vitórias. Tyler Reddick, Alex Bowman e Chris Buescher completam atualmente a lista dos 16 classificados. Ryan Preece e Kyle Busch estão fora da zona de corte, e um novo vencedor nas provas finais pode mudar drasticamente o cenário.
A próxima etapa da NASCAR Cup Series será o Cook Out 400, no sábado à noite, no circuito de Richmond, na Virgínia.
