NASCAR Brasil: Pilotos destacam desafio mental, físico e estratégico no oval de Curvelo

A NASCAR Brasil Special Edition 2025 estreia entre os dias 19 e 21 de setembro em um dos cenários mais desafiadores do automobilismo nacional: o oval de Curvelo, em Minas Gerais. Com 100 voltas previstas e curvas inclinadas, o traçado exige atenção absoluta dos pilotos. Por isso, os pilotos acreditam que é necessário adaptação rápida, constância e equilíbrio emocional para enfrentar o desafio.

Brendon Zonta (RMattheis, #55) encara o retorno às pistas como um desafio pessoal. “Estou há um ano praticamente parado, então é desafio de físico e mental, de relembrar, de poder voltar tentando imprimir um ritmo considerável para trazer bons pontos para casa”, diz. Sobre a pista, ele reforça: “Curvelo é um oval com inclinação, com uma média de velocidade alta. O formato exige muita tensão. Cuidar da temperatura e pressão dos pneus será fundamental”.

Gabriel Casagrande (MX Vogel, #83), atual campeão overall, relembra o sucesso no oval mineiro em 2024. “Fiquei muito animado com a possibilidade de correr no primeiro oval do Brasil e a experiência foi muito boa, saindo de lá com o título Overall e Special Edition de 2024”, afirma. “Cada disputa de posição é importante. Quanto mais longa a corrida, mais exige do carro e do piloto nos aspectos físico e mental. Creio que a constância será a chave”.

Galid Osman (Team RC, #99), que está estreando em ovais, chega com metas claras: “Disputar a vitória e acumular o maior número de pontos possível”. Ele se mostra atento ao que viu em 2024: “O maior desafio deve ser o fato de andarem todos muito próximos durante a corrida. Uma pista que não permite erros, e que qualquer vacilo é ‘muro’. Vai ter que existir uma sinergia entre andar rápido e ao mesmo tempo cuidar dos pneus”, completa.

NASCAR Brasil: Pilotos destacam desafio mental, físico e estratégico no oval de Curvelo
Foto: Luciano Santos

Gui Backes (MX Vogel, #28), foi vencedor no oval em 2024. Agora, ele aposta na sua experiência. “Já havia tido a experiência nos Estados Unidos, em New Smyrna, e isso com certeza me deu um pouco a mais de noção do que fazer”, comenta. “Qualquer mínimo erro pode custar caro. É só achar a constância, o limite da pista, e fazer o que já sei”.

Valdeno Brito (RMattheis, #77), retornando à categoria, foca em resultados imediatos. “Minha meta é, de cara, já me destacar. Conheço bem o carro”. Ele reconhece a dificuldade do oval: “Se pisar um pouquinho fora do traçado, vai para o muro na certa. Tem que ser constante: continuar na pista é um grande desafio”. E completa: “Compareçam em peso, com certeza terão um excelente espetáculo”.

Vitor Genz (RMattheis, #46), que largou na pole em 2024, destacou a a inclinação do traçado mineiro: “Quanto mais por fora no traçado, maior a inclinação. Acaba sendo bem desafiador”. Ele vê vantagem em já conhecer a pista: “Acredito que ajuda a me sentir preparado”.

Todas as emoções da #ovaltrack em Curvelo poderão ser acompanhadas ao vivo pela RedeTV!, ESPN e Disney+ — com a última corrida exibida em tempo real e reprises da primeira prova.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.