O gaúcho Miguel Paludo terminou na segunda colocação a prova de Pocono da Nascar Truck Series, 11ª etapa da temporada 2013. Esse foi o melhor resultado do piloto da Turner Scott Motorsports na categoria e, com esta posição, passa a ocupar a sétima colocação na tabela de pilotos, com 361 pontos.
“A prova de hoje foi bastante divertida. Revendo agora, minha escolha de largar por fora foi um erro. Para nós, o começo de prova seria melhor se começássemos na linha baixa. Mas estou muito orgulhoso de minha equipe, esse segundo lugar é muito bom para nós, e mostra que estamos super fortes neste ano. Queria muito a vitória e estivemos perto, mas no final o importante é que recuperamos três posições no campeonato. Agora é seguir firme neste ritmo forte para Michigan, disse Miguel Paludo, citando a etapa do próximo dia 17.
Com um pequeno atraso em virtude da chuva que caiu na parte da manhã, a largada da prova de Pocono se deu às 14h45 com Miguel Paludo liderando o pelotão. Saindo pelo lado externo, Ross Chastain ultrapassou o brasileiro, que se posicionou em terceiro quando a primeira amarela se deu após o toque de Ricky Ehrgott ainda na volta 1.
Relargando na volta 3 atrás de Chastain e Ryan Blaney, ambos os pilotos da Brad Keselowski Racing, Miguel segurava a terceira colocação, disputando posição contra Todd Bodine. Na metade da corrida, Blaney mantinha a liderança, Bodine passava a ser o segundo, com Paludo na terceira colocação.
Nesta hora da prova, os primeiros pit stops aconteciam em bandeira verde. Na volta 25, Paludo passava a ser segundo, 1s2 atrás de Ryan Blaney. Na passagem seguinte, Miguel passou a ser líder, mas entrou nos pits na mesma volta. Paludo reabasteceu, fez ajustes e trocou os quatro pneus, diferentemente da concorrência direta, que trocaram somente dois.
Com todas paradas feitas, Miguel Paludo retornou em sua posição original antes dos pits: terceiro. Só que, como estava com pneus melhores, partiu para cima dos concorrentes e já ocupava a segunda colocação na volta 33. Com nove para o fim, detritos na curva 1 fez com que a segunda bandeira amarela fosse sacada.
A relargada veio na volta 45 e Paludo foi com tudo para cima de Todd Bodine, mas Ryan Blaney e German Quiroga vieram muito agressivos. Com o resultado, caiu para terceiro ao ultrapassar Todd Bodine, que errou e rodou, provocando mais uma amarela.
Partindo de terceiro com três voltas para o fim, Paludo forçou para cima de German Quiroga, chegou a ser segundo, mas retornou para terceiro quando foi ultrapassado por Blaney. Todavia, Ty Dillon se envolveu em um acidente contra Johnny Sauter e provou outra amarela e mais uma prorrogação da prova.
Na passagem 52, Quiroga puxava o pelotão na segunda prorrogação. Em bela manobra, Paludo conseguiu ultrapassar o mexicano. No fim, ainda tentou a vitória, forçando para cima de Blaney, mas terminou a prova na segunda colocação, sua melhor colocação na história da Nascar Truck Series.
Por RF1 – Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)