A semana de rodada dupla para Nelsinho Piquet em New Hampshire começou com um top-10 no rallycross. De volta ao EVO XTR #12 do X Team Mitsubishi, o piloto brasileiro disputou na quinta-feira a primeira etapa da temporada do Global Rallycross Championship em solo americano e terminou a prova em décimo, uma posição acima do que conquistara em sua estreia na categoria nos X Games de Foz do Iguaçu em abril.
“Se conseguir repetir o top-10 neste sábado na corrida da Nationwide será um grande resultado”, disse o pioneiro do automobilismo brasileiro na Nascar, a principal competição do esporte a motor nos EUA.
Sobre sua segunda experiência no GRC, Piquet Jr destacou a evolução do carro desde a etapa brasileira dos X Games. “O carro está mais rápido agora, mas a característica da pista aqui não era a mais favorável para a gente. Eram duas retas muito grandes, e nosso diferencial com o EVO é principalmente na tração, nas curvas, mais ainda na terra ou cascalho. Acabamos perdendo posição na reta e não deu para ir à final”, avaliou o piloto.
Chefe do X Team Mitsubishi, Geraldo Rodrigues aponta que “foi importante conhecer nosso carro em pista com mais asfalto que terra”. Ele destacou a informação acumulada em New Hampshire visando o melhor desenvolvimento do carro para os X Games de Los Angeles. “Agora sabemos melhor o caminho para termos um carro mais competitivo nos próximos X Games.”
Nesta sexta-feira, Nelsinho retorna ao New Hampshire Motor Speedway. Agora com o Camaro #30 da equipe Turner Scott Motorsports. Estão programados dois treinos livres para a 17ª etapa da temporada 2013 da Nationwide Series, a primeira do piloto na categoria.
“Andei só uma vez de Nascar em New Hampshire, há mais de dois anos na Truck Series. Mas tivemos bons momentos em pista curta neste ano então espero ser competitivo novamente”, afirmou. Ele é o 13º no campeonato, com 418 pontos.
Nesta etapa o Camaro #30 volta a apresentar a pintura predominantemente azul, com a Qualcomm de patrocinador principal. A Turner Scott Motorsports preparou para a corrida o chassi TMS-355, usado por Piquet Jr em quatro provas da temporada.
Situado no município de Loudon, a uma hora de Boston, o circuito tem uma milha de extensão com pouca inclinação nas curvas. Sua característica peculiar é a linha de chegada, de granito.
O treino de definição do grid acontece na manhã de sábado e a prova de 200 voltas tem largada prevista para 16h30 pelo horário de Brasília. O Fox Sports exibe a corrida ao vivo para o Brasil.
Por Luis Ferrari
