Vencedor da prova no ano passado, Nelsinho Piquet é o principal favorito à vitória em Road America neste sábado. A informação é do site americano Thespread.com, portal especializado em compilação de dados para apostas no esporte americano.
Na véspera do primeiro treino livre, o piloto brasileiro apresenta a cotação de 17/4, encabeçando uma lista que também destaca: Sam Hornish Jr (5/1), A.J. Allmendinger (11/2), Max Papis (11/2) e Brian Vickers (11/1).
O favoritismo de Piquet Jr. vem de sua última passagem pela pista de 4 milhas de extensão fundada em 1955 e que conserva seu layout original, com 14 curvas e longas retas. No ano passado, Nelsinho dominou a corrida com autoridade: cravou a pole estabelecendo um novo recorde do circuito e liderou 19 das 50 voltas para obter a primeira vitória brasileira numa divisão nacional da Nascar.
Para a 14ª etapa da Natiowide Series neste sábado, a equipe Turner Scott Motorsports equipou o Camaro #30 com o chassi TSM-300. É o mesmo usado por Piquet na vitória do ano passado e também por Reed Sorenson na vitória de 2011.
“Gosto muito de Road America e estou louco para voltar a correr lá. A gente vem do primeiro top-10 do ano em Michigan e isso trouxe uma motivação adicional para a equipe”, conta o brasileiro.
A exemplo do que foi feito no ano passado, a equipe Turner Scott Motorsports realizou um teste em pista mista, no circuito de Virginia International Raceway, como preparativo para a primeira das três provas da temporada fora dos ovais. “Foi um treino bem útil, que nos ajudou na preparação para a corrida. Se corrermos com esperteza, temos uma boa chance de defender a vitória”, acrescentou Piquet, que pode ser o primeiro piloto da história a repetir o triunfo em Road America numa prova da Nascar.
Pela terceira vez na temporada, o Camaro #30 terá a Qualcomm como patrocinadora principal. Outra coincidência: era a mesma marca que estampou o Impala #30 na vitória de Nelsinho no ano passado.
Há duas sessões de treinos livres previstas para sexta-feira. A prova de classificação acontece às 13h de sábado (horário de Brasília), com a largada para a corrida de 50 voltas marcada para 18h. A Fox Sports mostra a corrida com exclusividade e ao vivo para todo o Brasil.
Por Luís Ferrari
