Nelsinho Piquet conquistou em Michigan seu primeiro top-10 da temporada 2013 da Nascar Nationwide Series. Após largar da 21ª posição no grid, o Camaro #30 galgou o pelotão na prova de 125 voltas e recebeu a bandeirada em nono lugar.
“O ritmo melhorou nesta etapa, especialmente na corrida trabalhando no tráfego. Michigan é uma pista bem veloz, onde a aerodinâmica faz muita diferença. Claro que ainda temos muito a aprimorar em termos de ajustes. Hoje fizemos algumas opções equivocadas nas paradas de box, o que me deixou um pouco desconfortável durante certos momentos da prova. Se não fosse por isso daria para brigar até pelo top-5”, declarou o piloto.
A 13ª etapa do calendário da Nationwide Series marcou a corrida de número 70 do piloto brasileiro na Nascar, coincidentemente no mesmo autódromo onde ele conquistou sua primeira vitória na Truck Series, em 2012.
“A equipe ficou feliz com o resultado, especialmente os donos. Espero que isso traga confiança para o time do #30. Acho que não existe aquela história de ‘hora boa’ para ter um desempenho expressivo. Mas sem dúvida chegar na semana que vem para defender minha vitória em Road America vindo de um top-10 será uma motivação adicional para todos”, comentou Nelsinho.
A prova começou truncada, com duas bandeiras amarelas nas oito voltas iniciais provocadas por acidentes na curva 4. O Camaro #30 não teve problemas para evitar as batidas e logo entrou no grupo dos 15 primeiros, onde permaneceria praticamente ao longo do restante da prova.
Depois da relargada na volta 12, a corrida teve um longo período sob bandeira verde. Foi nessa condição que o crew chief Chris Carrier chamou o brasileiro para seu primeiro pit-stop da tarde, quando foram trocados apenas dois pneus.
Nelsinho deixou o box em 19º e, cravando voltas no ritmo dos líderes, era 13º quando foi acionada a terceira amarela da prova, na volta 65. Após um pit-stop completo, ele realinhou na mesma posição para a relargada.
Seu próximo stint exibiu o melhor desempenho do Camaro #30 no ano, avançando até sétimo lugar na volta 85.
A quinta e última bandeira amarela da tarde veio no giro 99, quando o brasileiro passou novamente pelos pits para quatro pneus novos e combustível. Após cair de 11º para 14º na relargada, Nelsinho encontrou o posicionamento ideal e já era o nono na volta 121, posição que conservou até o fim.
Com o resultado, ele somou mais 35 pontos no campeonato. Agora tem 336 no total, sustentando o 13º posto na tabela de classificação.
A 14ª etapa da Nascar Natiowide Series marca a primeira prova do ano em circuito misto. O palco é o circuito de Road America, em Elkhart Lake. Foi lá que Piquet Jr obteve a primeira e única vitória do Brasil nesta divisão da Nascar, em 2012. Na ocasião, também pilotando o carro #30 da Turner Scott Motorsports, o brasileiro estabeleceu o recorde da pista, largou da pole e liderou o maior número de voltas.
Resultado da prova de Michigan (top-10):
1. Regan Smith
2. Kyle Larson
3. Paul Menard
4. Kyle Busch
5. Trevor Bayne
6. Brad Sweet
7. Chris Buescher
8. Elliot Sadler
9. Nelson Piquet Jr
10. Brian Scott
Por Luis Ferrari
