Após um terço da temporada, 1º ano de Piquet Jr na Nationwide supera suas marcas na Truck

Após um terço do campeonato, a temporada de estreia de Nelsinho Piquet na Nascar Nationwide Series supera a marca estabelecida pelo piloto há dois anos, quando fez seu ano de rookie na Truck Series.

Com o 20º lugar nas 200 milhas de Dover no sábado, o único piloto brasileiro a vencer na Nascar sustentou a 13ª posição no campeonato. Em 2011, quando fez seu ano de estreia na principal competição do automobilismo americano, ele era apenas 15º depois do primeiro terço da temporada na divisão das picapes.

“Temporada de estreia é ano de aprendizado. Mais uma vez tivemos uma prova difícil e vamos continuar trabalhando duro para melhorar o desempenho do Camaro #30”, afirmou o piloto após a prova de Dover.

Na 11ª das 33 etapas da Nationwide Series, mais uma vez o carro da Turner Scott Motorsports não apresentou velocidade para duelar no top-10. Nelsinho largou em 22º e fez uma prova discreta, lutando para permanecer na volta do líder durante boa parte da corrida.

Ao comparar seu desempenho na parte inicial da temporada da Nationwide com o primeiro ano na Truck Series, o piloto comenta que depois de mais de 60 largadas na Nascar está mais consciente da importância em terminar as provas mesmo quando não é possível lutar no pelotão de elite. “Não estou satisfeito. Ainda falta um top-10, mas em 2013 foram só dois abandonos em 11 corridas. Em 2011, depois de 8 das 25 provas, tínhamos sofrido três abandonos.”

Outra diferença entre as duas temporadas de estreia é a escuderia. Há dois anos o brasileiro pilotava um Chevrolet Silverado da KHI, equipe que tinha em seu histórico dois títulos de pilotos (2007 e 2009) e mais de 40 vitórias.

Já o programa da Turner Scott Motorsports na Nationwide é mais recente e tem um currículo mais modesto: são cinco vitórias na divisão, uma delas conquistada por Piquet Jr em Road America no ano passado.

Na classificação do prêmio “rookie of the year”, conferido ao melhor estreante da temporada, o desempenho do piloto brasileiro após 33% da temporada 2013 também é superior ao que ostentava na mesma altura do campeonato de 2011. Há dois anos ele era apenas o quarto colocado, atrás de Cole Whitt, Parker Kligerman e Joey Coulter. Agora, o brasileiro é o terceiro melhor estreante, atrás de Kyle Larson e Alex Bowman.

“Em 2011 tivemos uma reação boa na segunda metade do ano e cheguei até a última corrida na briga pelo rookie of the year, que perdemos por dois pontos. Agora vamos trabalhar para repetir essa recuperação.”

A próxima etapa da Nationwide Series está marcada para o próximo sábado, no oval de Iowa.

Por Luís Ferrari



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.