“Dama de Preto” é o desafio de Nelsinho Piquet nesta sexta

Nelsinho Piquet e o Camaro #30 patrocinado pela WORX desembarcam nesta sexta-feira numa das mais desafiadoras pistas da Nascar: o oval de Darlington na Carolina do Sul. Será a primeira corrida do brasileiro pela Nationwide Series na tradicional pista, palco de corridas da Nascar desde 1950.

Com 1,37 milha de extensão e capacidade para 75 mil espectadores, o oval de Darlington é dotado de “personalidade”, conforme define o piloto brasileiro. “É uma pista muito rápida, que exige pilotagem. Abrasiva, tem muito pouco grip e o traçado ideal é grudado no muro. Em Darlington é normal encostar no muro uma vez ou outra. A margem de erro é mínima”, explica o piloto.

É justamente dessa característica que vem o apelido da pista, “Dama de Preto”. São tantas raladas dos carros durante as corridas, que os muros do traçado começam o final de semana pintados de branco, mas acabam coloridos pelas raspadas dos carros ao longo do final de semana. Nos carros, essa troca de tinta com a barreira externa provoca as famosas “listas de Darlington”.

Piquet Jr esteve no circuito há três semanas para dois dias de testes com a equipe Turner Scott Motorsports, experiência que o deixa animado para a nona etapa das 33 previstas para a temporada 2013 da Nationwide Series. “Deu para aprender alguns detalhes que não tinha notado em 2011 quando corri em Darlington pela Truck Series”, relatou.

Um desafio adicional nesta etapa é o fato de todas as atividades de pista serem concentradas na sexta-feira. Os carros fazem um treino livre pela manhã, tomada de tempo no meio da tarde e largada às 19h30 locais (20h30 pelo horário de Brasília). Ou seja: não existe a possibilidade de treinar de noite, em condições similares às da prova de 147 voltas (200 milhas).

“O setup é feito de dia, presumindo que o carro vai ter uma tendência a ficar muito mais traseiro de noite com a temperatura mais baixa. O crew chief precisa ficar atento e fazer bem a leitura das condições, buscando um ajuste que seja flexível. O carro tem que ser rápido na tomada e adaptável também à condição da prova”, observa o brasileiro, que vem em 14º lugar no campeonato e terceiro na tabela do “rookie of the year”.

A prova de Darlington tem largada prevista para as 20h30 desta sexta-feira, com transmissão ao vivo do Fox Sports para o Brasil.

Por Luis Ferrari



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.