Com carro muito instável no Texas, Piquet Jr sobe uma posição no campeonato

Nelsinho Piquet saiu frustrado de sua estreia no Texas pela Nascar Nationwide Series. O Camaro #30 nunca esteve competitivo, mas ainda assim o brasileiro avançou uma posição no campeonato. Após seis das 33 etapas do anos, ele é agora o 13º, com 157 pontos.

Encerrada na madruga de sábado (pelo horário de Brasília), a corrida mais uma vez foi vencida por Kyle Busch. O Camaro da Turner Scott Motorsports chegou em 18º, conferindo 26 pontos a Piquet Jr, que ultrapassou Travis Pastrana na classificação da Nationwide Series.

“A corrida foi muito difícil, com o carro o tempo todo instável”, resumiu o piloto.

Após largar em 19º, o Camaro #30 oscilou entre 17º e 22º durante a primeira metade da prova. Na quarta bandeira amarela da noite, na volta 93, Piquet Jr e seu crew-chief, Chris Carrier, avaliaram que seria adequado poupar os sets de pneus novos para o final da prova e combinaram que o segundo pit-stop da prova seria só para combustível.

Nelsinho relargou em 17º na volta 99. Mas o carro tinha rendimento bem inferior aos adversários e no giro 109 o Camaro #30 vinha em 28º e logo ficou ameaçado de perde a volta dos líderes.

Na próxima bandeira amarela, na volta 121, Piquet Jr foi beneficiado pelo “lucky dog”, como é chamado na Nascar o retardatário mais bem posicionado na pista, normalmente autorizado a ultrapassar o pelotão e voltar à volta dos líderes quando acontecem as bandeiras amarelas. Ele passou pelos pits para quatro pneus e combustível e realinhou em 26º para a relargada da volta 128.

Em um par de voltas o brasileiro já havia se reposicionado no pelotão em que vinha no início da prova. Ele informou pelo rádio uma melhora no equilíbrio do carro e, beneficiado também pela tática de permanecer na pista enquanto outros passaram pelo box na sétima amarela da prova, Nelsinho saltou para 11º na relargada da volta 148.

Mas o top-10 tinha um ritmo muito mais agressivo, de modo que na bandeira amarela da volta 166, a última da noite, o Camaro #30 entrou nos pits para o último jogo de pneus e combustível em 16º lugar. Após avançar na relargada, novamente foi impossível conservar a posição com o pelotão espalhado pela pista de 1,5 milha e Nelsinho recebeu a bandeira quadriculada em 18º.

“Agora é pensar nos X Games. Depois de um início de temporada muito complicado na Nascar, será fantástico correr novamente no Brasil e estrear num projeto novo e desafiador no rallycross”, disse o piloto.

Ele será o primeiro competidor com passagem pela Fórmula 1 a competir na “Olimpíada dos esportes radicais”, que acontece em Foz do Iguaçu entre 18 e 21 de abril.

Pela Nascar, o próximo compromisso de Piquet Jr e o Camaro #30 é no oval de Richmond, no dia 26 de abril.

Por Luis Ferrari



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.